Conheça a Licenciatura em Letras Português/Espanhol

Primeira graduação ofertada pelo IFRN com dupla habilitação

Publicada em 15/02/2022 Atualizada há 1 ano

Por Luciano Vagno

Em 2022, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) traz uma novidade em suas ofertas de Cursos Superiores: a Licenciatura em Letras Português/Espanhol. Essa é a primeira graduação oferecida pela instituição que possibilita a dupla habilitação.

A Licenciatura tem o objetivo de formar profissionais docentes com saber plural, constituído pela internalização de saberes das áreas específicas de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola, saberes pedagógicos e experienciais.

Sendo um dos 25 Cursos Superiores oferecidos pelo IFRN, com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a graduação é ofertada pelo Campus Natal-Central e possui duração de quatro anos e meio. Através dela, serão formados docentes aptos para atuarem na Educação Básica, no ensino de ambos os idiomas e de suas literaturas.

A dupla habilitação em Letras Português e em Letras Espanhol possui, em sua grade curricular, disciplinas integradas aos dois idiomas, como: Leitura e Produção de Textos, Teorias Linguísticas, Literatura, Psicologia da Aprendizagem, Didática, Mídias Educacionais, Educação Inclusiva, Filosofia da Linguagem, Metodologia do Trabalho Científico.

O Curso Superior é coordenado pelo professor Vanilton Pereira, o qual diz que a implantação da Licenciatura em Letras Português/Espanhol no IFRN proporcionará diversos benefícios para o Rio Grande do Norte, tais como: “elevação do padrão de escolaridade da população, por meio da expansão do Ensino Superior; ampliação da política de formação de professores; difusão do campo de trabalho dos licenciados que poderão, por exemplo, prestar concurso para ambas as áreas; entre outros”.

Vanilton Pereira destaca o fato de o Brasil fazer fronteira com sete países hispano-americanos, sendo o Espanhol a língua mais falada em toda a América Latina. “Assim, incentivar o ensino da Língua Espanhola em nossas escolas estimulará as relações comerciais com os nossos países vizinhos e as conexões interculturais de diversas naturezas”, disse.

O professor de Língua Portuguesa e Literatura segue explicando a importância de a graduação abranger, ainda, o Português: “a oferta da Licenciatura com habilitação também em Português se justifica em razão de a disciplina de Língua Portuguesa possuir uma carga horária docente expressiva nas escolas públicas e privadas, além de ser um conteúdo cuja demanda se faz necessária em todos os níveis de ensino”.

A advogada Natália Pires, de 35 anos, estava em busca de uma nova formação. Após prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no ano de 2016, a jovem soube da Licenciatura em Letras Espanhol no IFRN, mas sua vontade mesmo era a Licenciatura em Letras Português. Mesmo assim, Natália seguiu em frente na Graduação em Língua Espanhola. Sobre a Licenciatura com dupla habilitação, Natália afirma que, se houvesse prestado o último Enem, tentaria cursá-la para ter as duas possibilidades de lecionar: “muita sorte de quem for cursar”, concluiu.