BIM

Conheça a LABIM, a Liga Acadêmica de Building Information Modeling do Campus Natal - Central

Interessados no projeto podem se inscrever até o dia 19/11

Publicada em 08/11/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A tecnologia de Building Information Modeling, mais conhecida como BIM e que pode ser compreendida, em tradução livre, como Modelagem de Informação da Construção, tornou-se uma importante ferramenta que permite que várias linhas laborais diferentes consigam, de maneira colaborativa e por meio do trabalho com o uso da nuvem, construir, projetar e até mesmo executar operações em uma instalação ou edificação. A BIM tem sido uma peça-chave de mudança dentro do mercado de arquitetura e engenharia, transformando a indústria da construção ao aliar eficácia e praticidade em todas as áreas do processo de construção, desde o planejamento até a finalização.

Em sintonia com essa tendência de mercado, foi criada a LABIM, que é a Liga Acadêmica de Building Information Modeling (BIM), pertencente ao curso de Engenharia Civil do Campus Natal - Central. A iniciativa da criação do projeto veio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Integração de Projetos (GIP), coordenado pela professora Josyanne Giesta. Ela, que é doutora em Arquitetura e Urbanismo, contribui há 5 anos para o ensino, a prática e a disseminação do BIM. A LABIM fornece as horas de atividades de extensão solicitadas pela matriz curricular do curso de Engenharia Civil e também possibilita a especialização do ligante na área do BIM. As ligas acadêmicas agregam grande valor ao conhecimento do estudante durante a graduação, além de incrementar o currículo do participante, preparando-o melhor para o mercado de trabalho. Qualquer aluno do curso de Engenharia Civil que já tenha cursado a disciplina "Introdução às atividades de extensão" pode se vincular à Liga.

A LABIM tem como objetivo otimizar o desenvolvimento extracurricular do acadêmico nesta área do saber e no uso da tecnologia. Para que isso aconteça, a Liga executa atividades de extensão, de ensino e de pesquisa. A união destas três vertentes acadêmicas potencializa o processo ensino-aprendizagem do ligante, tornando-o um elemento ativo na relação educacional. Tudo isso culmina para que o estudante qualifique-se mais adequadamente para o novo mercado da área de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC).

Entre as atividades que a LABIM realiza, estão os eventos abertos à comunidade acadêmica e também ao público externo, tais como palestras, cursos e oficinas. Nestes eventos, o ligante participa ativamente de toda a organização, o que o ajuda a criar o seu próprio networking, tendo em vista o contato com empresas e profissionais do ramo de AEC. Com essas programações, leva-se conhecimento à outras pessoas, unindo acadêmicos e comunidade externa em prol de uma sociedade melhor.

Para participar da Liga Acadêmica de Building Information Modeling, é preciso acessar o link abaixo e preencher o formulário de inscrição da seleção LABIM 2021 até o dia 19/11.

Acesse:

Formulário de inscrição