Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONHECENDO AS DIRETORIAS

Conheça a Diretoria de Administração de Pessoal do Campus Natal-Central

Diretoria é responsável pela política de desenvolvimento e supervisão aos servidores

Publicada em 16/01/2023 Atualizada há 1 ano

Foto: Rodolfo Maia

Funcionando das 8h30 às 17h30 e sendo operacionalizada por 12 funcionários, a Diretoria de Administração de Pessoal (DIAPE) é o setor responsável pela vida funcional do servidor, da sua posse à aposentadoria ou saída da instituição. O setor tem como missão a gerência, planejamento e coordenação das funções de gestão de pessoas do Campus Natal-Central através da organização, implantação das políticas institucionais ligadas à área de pessoal e acompanhamento de suas coordenações. 

A DIAPE atualmente é coordenada pela servidora Kaline Karla e abrange a Coordenação de Cadastros e Benefícios (COCAP), a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CODEPE), a Coordenação de Assistência ao Servidor (COAS) e a Coordenação de Cadastros e Benefícios (COCAB).

A COCAP

A Coordenação de Cadastro e Pagamento atualmente é composta por quatro servidores: Thiago Lima de Oliveira, como coordenador, Lorena Abdon Nobre de Queiroz Freire, Isaac Luiz Antunes Felipe, Luciano Lisboa Villar de Mello e Adriano Dantas da Fonseca, que desenvolvem e executam demandas inerentes à área de administração de pessoal. O setor é responsável por cadastros; controles e acertos financeiros de admissões e desligamentos; movimentações; colaborações técnicas; cessões; redistribuições; nomeações e exonerações; contratações temporárias; adicionais noturnos, de insalubridade e periculosidade; afastamentos e licenças; dependentes; auxílios transporte, alimentação e pré-escolar; assistência à saúde suplementar e funeral; progressões por mérito e capacitação; retribuições por titulação; Reconhecimento de Saberes e Competências; incentivos à qualificação; devoluções ao erário; ações judiciais; pensões alimentícia e e-pessoal. 

A COCAP atua nos cadastros e seus reflexos financeiros correlatos a diversos sistemas, como SIAPE, ESIAPE, SIGEPE, SOUGOV, e E-PESSOAL.

A CODEPE

A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal atualmente é composta por Aldo Elói de Medeiros Câmara, como coordenador, e Francisco Arnaldo Bezerra Neto, que planejam, coordenam, executam e avaliam as políticas de desenvolvimento de pessoas do campus, como programas de cursos e treinamentos destinados à qualificação dos servidores do campus (progressão por mérito, promoção, aceleração da promoção, incentivo à qualificação, retribuição por titulação, progressão por capacitação e Reconhecimento de Saberes e Competências); eventuais revisões das carreiras dos servidores; processos seletivos e contratação para professores substitutos e visitantes. Além disso, o setor também é responsável por acompanhar e instruir os processos relacionados a afastamentos e licenças, além de manter atualizados os dados de desenvolvimento da carreira dos servidores e dos quadros estatísticos de titulação de docentes e técnicos administrativos. 

A COAS

A Coordenação de Assistência ao Servidor, gerenciada por Rodrigo Holanda Ribeiro, administra o Projeto de Qualidade de Vida do Servidor e auxilia nas questões de saúde e segurança do trabalho. Diariamente são realizados diversos atendimentos e orientações a servidores ativos, temporários, estagiários, aposentados e pensionistas. A COAS também é responsável pela análise e providências necessárias para o cadastro de concessão dos adicionais laborais (insalubridade e periculosidade), além de contribuir com as ações desenvolvidas pela Coordenação de Assistência à Saúde do Servidor da Reitoria (COASS/RE) com relação às ações de saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho. Os projetos de promoção à saúde e qualidade de vida no trabalho são planejados e executados pela COAS em conjunto com a comissão de QVT do campus. Atualmente existem atividades de QVT que acontecem de forma permanente durante todo o ano, como as atividades na academia dos servidores, natação, coordenação e organização da sala dos servidores, em que são disponibilizadas as salas de estudos, sala de estar e de descanso e outras ações que ocorrem em datas específicas, como a recente homenagem a servidores aposentados e falecidos na Tarde do Acolhimento, além da promoção de várias atividades que aconteceram na Semana do Servidor. A Coordenação de Assistência ao Servidor atua, também, na Comissão Inventariante dos Bens Móveis e Imóveis do Campus Natal-Central e na Comissão de Compras para atuar na licitação sob a modalidade de Pregão.

A COCAB

A Coordenação de Cadastro e Benefícios (COCAB) cuida da instrução e operacionalização das aposentadorias e pensões. Fernando Ferreira Carneiro Filho, como coordenador, e Maria Cristina Dantas de Medeiros, são responsáveis pelo desenvolvimento de atividades de atendimento direto ao servidor ativo no que diz respeito ao levantamento de licenças, emissão de declarações, conversões de tempo de serviço, previsão de tempo de contribuição e instrução processual para efeito de Abono de Permanência e de Aposentadoria e Averbação/Desaverbação de Tempo de Contribuição. Além disso, é realizado o suporte aos servidores aposentados e pensionistas no atendimento a questões de apoio a demandas no aplicativo SOUGOV, atendimento ao público externo quanto à concessão de auxílio funeral e pensão civil por morte e emissão de certidão de tempo de contribuição/serviço a ex servidores.

Kaline Karla, coordenadora da DIAPE, destaca a importância do setor. "Fazemos uma gestão além da rotina de processos, de mera formalidade de processos de pessoal, mas realizamos uma 'gestão com pessoas', procurando atender ao público com a melhor qualidade, com atenção a cada caso específico, sabendo ouvir e tratar dos problemas particulares de cada um", conta a servidora. "Somos responsáveis desde o ingresso, durante a permanência e egressos, gerenciando diversas situações que vão além de aspectos financeiros", finaliza.

Para entrar em contato: 

  • Telefone: (84)4005-9847
  • E-mail: diape.cnat@ifrn.edu.br
Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas