SAES 2015

Conferência de abertura do SAES discute as políticas para a educação superior

Seminário segue até sábado (15) discutindo acesso, permanência e êxito dos alunos

Publicada em 13/08/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Abertura do SAES 2015, no Auditório do Campus Natal-Central.

Com uma plateia formada, em sua maioria, por servidores de instituições públicas de ensino do Brasil, aconteceu na noite de 12 de agosto, no Auditório do Campus Natal-Central do IFRN, a abertura da 10ª edição do Seminário de Acesso ao Ensino Superior (SAES). Realizado pelo IFRN em parceria com a Ufersa, a UFCG e a UFS, é a primeira vez que o evento é sediado por um Instituto Federal. A conferência de abertura, "Políticas para a educação superior e para a educação profissional e tecnológica nas instituições públicas de ensino", foi ministrada por Augusto Carlos Pavão, Pró-reitor de Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Antes da conferência, Ribamar Oliveira, Pró-reitor de Ensino do IFRN - na ocasião, reitor em exercício do Instituto -, falou sobre os desafios das instituições frente às metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Aprovado em 2014, o Plano traz 20 objetivos que devem ser alcançados até 2024. "Frente aos desafios lançados pelo Plano e pela expansão do ensino técnico e superior no Brasil, precisamos de novos olhares para ressignificarmos, a cada ano, nossos processos de seleção de alunos", comentou Ribamar.

Além do acesso, a permanência e o êxito dos alunos foram os pontos principais abordados na cerimônia de abertura. O conferencista Augusto Pavão, Pró-reitor de Graduação da Ufersa, apresentou dados sobre a Universidade, citando-a como exemplo da expansão e dos desafios que precisam ser encarados frente a ela. Surgida em julho de 2005 a partir de uma transformação da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), fundada em 1967, a Ufersa está em cinco cidades do RN e no período de 2005 aumentou em 375% o seu número de alunos. Hoje, o acesso de alunos é totalmente feito através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do MEC. "Com a expansão, o SiSU permitiu que conduzíssemos o processo porque não tínhamos condições de realizar a seleção sozinhos, precisávamos licitar empresas para isso", pontuou Augusto.

Além do Reitor em Exercício do IFRN, a mesa de honra da cerimônia de abertura contou com a presença do Diretor-Geral do Campus Natal-Central, Arnóbio de Araújo Filho; do Presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFCG, Marcos José Gama; do Presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFERSA, Antônio Jorge Soares; da Diretora do Núcleo Permanente de Concursos da UFRN, Magda Maria de Melo; e do Coordenador de Acesso Discente do IFRN, José Everaldo Pereira.

Arnóbio também destacou a importância de se observar as questões relativas à permanência dos alunos e de ver a complexidade de instituições de ensino como o IFRN, que ofertam cursos do ensino médio à pós-graduação, passando pela capacitação profissional. Já Everaldo Pereira lembrou que, historicamente, o SAES vinha sendo organizado e tendo como participantes as universidades públicas. A partir de 2008, com a criação dos Institutos Federais e sua configuração com uma atuação maior em cursos de graduação e pós-graduação, estas instituições passaram a participar mais fortemente das edições do Seminário.

O evento  tem como público alvo representantes de comissões de concursos e processos seletivos de instituições públicas de todo o país e segue até o sábado (15), com palestras, mesas-redondas, o encontro dos seminários regionais de acesso ao ensino superior: o do Norte e Nordeste (XXVII SAESUNN); o do Centro-Oeste (XVIII SAESCO) e o das Universidades do Sul e Sudeste (IX SAESSUSE).

Na quinta-feira (13) pela manhã, uma mesa-redonda discutirá o papel das comissões de processos de seleção nos concursos públicos institucionais e nos municípios de sua abrangência. À tarde, serão discutidas as fraudes nos processos seletivos e concursos públicos. Na sexta-feira (14), é o momento de fazer uma avaliação dos primeiros cinco anos de implantação do SiSU. O encontro dos seminários regionais acontece no sábado (15).

Acesso a programação completa.

servidores