Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MOSTRA DE TEATRO 2016.1

Companhias Alarido, Acônito e Sagazes se apresentam em terceira noite da Mostra

Mostra de Teatro 2016.1 segue até quinta-feira, 11 de agosto

Publicada em 10/08/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foto: Wenderval Gomes

O Campus Natal Central do IFRN recebeu nesta quarta-feira, 10 de agosto, o terceiro dia da Mostra de Teatro 2016.1. No palco, subiram as companhias teatrais Alarido, Acônito e Sagazes. 

A primeira a se apresentar foi a Cia Teatral Alarido - composta pelos alunos do 2º ano de Controle Ambiental - com o espetáculo "Nem Tudo São Flores". A obra foi inspirada em "O Casamento do Pequeno Burguês", de Bertold Brecht.

Em entrevista, a produtora e aluna, Milena Joyce, comentou que as orientações da disciplina de Artes Cênicas foram essenciais para o resultado final do trabalho. 

"A peça fala da história de uma família bastante rica e luxuosa, porém, que tem os valores - ética e moral, por exemplo - perdidos com o tempo. É uma comédia que se passa na casa de uma família natalense", explicou. "Os ensaios foram criativos, tivemos dificuldades, mas com as orientações da professora Marinalva conseguimos realizar um espetáculo maravilhoso", completou.

A segunda companhia a se apresentar na noite desta quarta-feira, 10 de agosto, foi a Acônito Teatral - composta por alunos do 2º ano de Geologia - , trazendo o espetáculo "Toda Nudez Será Condenada". A obra é uma adaptação livre de "Toda Nudez Será Castigada" de Nélson Rodrigues. Larisse Araújo, aluna e produtora falou sobre o trabalho e os ensaios. 

"É uma tragédia que fala de uma família cristã, católica, que vê o sexo como algo feio, a nudez como um pecado. Na peça eles idolatram puritanismo. Os ensaios foram bons, tivemos momentos ruins, por conta do estresse, mas no final deu tudo certo. Estou satisfeita", revela. 

A última companhia a se apresentar foi a Sagazes Teatral - composta pelos alunos do 2º ano de Edificações -, com a comédia "Narradores de Javé", uma livre adaptação do filme "Narradores de Javé". O aluno e produtor, Gleydson Nascimento deu detalhes da história. 

"A peça fala de uma cidade que está recebendo a construção de uma barragem, e daí a população tem a ideia de criar um livro para a cidade não ser construída. A preparação foi difícil, mas deu tudo certo", conta. 

As apresentações da Mostra de Teatro 2016.1 seguem até quinta-feira, 11 de agosto. O evento, idealizado e coordenado pelas professoras Elane Simões e Marinalva Moura, faz parte da Disciplina de Arte III – Artes Cênicas. O projeto envolve as turmas do segundo ano dos cursos técnicos integrados do Campus Natal Central.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas