Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Comitiva de franceses visita campus

Publicada em 25/04/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O campus Natal Central (CNAT)recebeu na tarde desta quarta-feira (25) a visita da comitiva dos LiceusFranceses. A visita ocorreu em decorrência do Acordo de CooperaçãoTécnico-Científico de ensino profissional firmado entre o Brasil e a França parapromover a abertura internacional e a mobilidade dos dois sistemas educativos.

A programação teveinício a partir das 16h30 quando o Diretor Geral do CNAT José Arnóbio deu asboas Vindas aos representantes da delegação, composta por franceses e servidoresdo IFMG, IFSul e IFRN.  Durante o percurso,os profissionais conheceram as instalações da biblioteca e das DiretoriasAcadêmicas de Tecnologia e Gestão em Informática (DIATINF) e de Indústria (DIACIN).

A parceria implantará,neste ano, um intercâmbio entre dois professores de ambos os países. No IFRN, oprofessor José Henrique de Souza da DIACIN, também integrante do comitê, irámorar por um ano na França. Ele lecionará para as turmas do Liceu Nîmes. Emcontrapartida, um professor francês assumirá as suas aulas neste campus.

De acordo com oprofessor Henrique, a expectativa é que por volta de agosto ou setembro ele jápossa estar na França, período em que tem início o semestre letivo naquele país.“Vai ser uma boa troca de experiências. Uma oportunidade de conhecer in loco o modelo de ensino europeu”,revelou.

A cooperação internacionalentre o IFRN e a França teve início em 2010, momento em que a comitiva visitoupela primeira vez o campus. Em 2011, aconteceu o Simpósio Internacional daCooperação Técnico Científica em Pelotas (RS). E, nesta quinta (26) esexta-feira (27), chega a vez do IFRN sediar a segunda edição do evento. O encontro ocorre no auditório da Reitoria como objetivo de reunir os integrantes da delegação para discutirem sobre os projetos desenvolvidospor alunos e professores das instituições, que trazem como foco as EnergiasRenováveis e as Tecnologias Assistivas e Embarcadas.