Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reunião

Comitê de Ensino discute retorno remoto

Gestores acadêmicos trataram de datas e formação de comissões

Publicada em 10/08/2020 Atualizada há 1 ano

Em reunião extraordinária, o Comitê de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Coen/IFRN) teve como pauta o retorno às aulas, de forma remota, a nomeação de comissões para a construção de calendário acadêmico, além das ferramentas disponíveis para o ensino.

Realizado, via aplicativo Teams, na tarde da última quarta-feira (5), o encontro contou com a presença do reitor pro tempore do IFRN, professor Josué Moreira, e do diretor de Gestão da Tecnologia da Informação, Charles Freitas, além dos membros do Coen: gestores da Pró-Reitoria de Ensino e diretores acadêmicos dos campi

Na abertura da reunião, o professor Josué Moreira destacou aos diretores acadêmicos presentes a importância da decisão que esperava do Comitê: “os senhores e as senhoras estão representando cada campus. A decisão tomada será entendida de forma coletiva, pois acredito que a representação deste Comitê tem a total confiança do diretor-geral e da comunidade acadêmica que está representando”, disse. A resposta da gestão acadêmica dos campi veio em forma de ponderação. A ressalva foi no sentido de, antes de apontar data específica para a retomada das atividades acadêmicas, lembrar que a natureza do Comitê é consultiva – e não deliberativa: “Não cabe ao Coen tomar decisões. Ainda que nós possamos indicar um caminho, isso precisa ser dialogado com a comunidade de cada campus, pois temos realidades diferentes em cada um dos 22 campi”, alertou Gilmara.

O reitor pro tempore, então, sugeriu uma votação sobre datas para retorno, indicando – como sugestão dos membros do Coen – cinco opções possíveis: 31 de agosto, 21 de setembro, 28 de setembro, a 4ª opção era por uma data indefinida e a 5ª, para quem decidisse se abster de votar. O resultado foi o seguinte: 15 abstenções (sob a alegação de que não cabe ao Comitê deliberar, e sim ao Consup); sete representantes votaram numa data indefinida; quatro votos foram dados para a proposta do dia 31 de agosto; dois votos para o retorno em 21 de setembro; e nenhum voto na proposta do dia do 28/9. 

O encaminhamento do presidente da reunião foi, então, o de levar a votação para conhecimento do Colégio de Dirigentes (Codir) e do Conselho Superior (Consup), que teriam proposto a discussão do tema no Coen.

 

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas