gestão

Comissão discute oferta dos cursos técnicos do Instituto

Atividades dão continuidade ao processo de avaliação de cursos

Publicada em 16/01/2023 Atualizada há 1 ano

As próximas reuniões estão previstas para os dias 6 e 7 de fevereiro de 2023.

Nos dias 12 e 13 de janeiro, a Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Proen/IFRN) realizou reuniões, na Sala de Atos da Reitoria, com uma comissão própria, para dialogar sobre a revisão das ofertas dos cursos técnicos, nas modalidades: Integrado e Subsequente. A proposta faz parte de uma avaliação global das ofertas institucionais previstas no Projeto Político Pedagógico (PPP) e na Organização Didática (OD) da Instituição.

A comissão de avaliação da oferta dos cursos tem uma composição diversa, sendo formada por representantes da Diretoria Pedagógica (Diped), vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), professores, coordenadores dos cursos técnicos integrados e subsequentes, membros dos Núcleos Centrais Estruturantes (NCEs) e estudantes dos cursos técnicos do IFRN.

Discussões e Encaminhamentos

A primeira atividade contou com uma apresentação da professora Tatiana Weber, pró-reitora de Administração do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), sobre a Metodologia Matriz Orçamentária 2023 - Matriz Conif, uma ferramenta que o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) utiliza para que a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), faça a distribuição de recursos orçamentários entre as Instituições pertencentes à Rede de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Esses recursos são provisionados na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Em seguida, foi iniciada a discussão sobre as diretrizes orientadoras da revisão dos cursos técnicos integrados e subsequentes. O pró-reitor de Ensino, Dante Moura, explicou que trata-se de uma proposta inicial, que terá a seguinte metodologia: a Comissão vai elaborar uma proposta de diretrizes que vão para os Núcleos Centrais Estruturantes (NCEs), para que eles trabalhem na revisão das disciplinas. Após isso, haverá uma articulação entre os NCEs para identificar o que é preciso ser aperfeiçoado. Em seguida, o debate será levado para um Fórum, que irá validar as diretrizes definidas, e, com isso, cada curso irá revisar o seu Projeto Pedagógico.

A diretora pedagógica, Amélia Reis, reforçou que "foi passado diretriz por diretriz do que temos hoje, que foi estabelecido em 2012, para a partir de aqui, a gente ver o que permanece e o que precisa ser levado para discussão". Amélia destacou, ainda, que a Comissão está organizando metodologias e os formatos para encaminhar para os NCEs, tanto das áreas propedêuticas, quanto das áreas técnicas, e depois promover uma discussão ampla com a comunidade acadêmica, com espaço inicial de discussão previsto para acontecer na abertura do semestre letivo 2023.1, e, em seguida, nos encontros de reuniões pedagógicas, culminando com a realização dos Fóruns para validação das diretrizes definidas.

"O currículo é a vida da Instituição, ele é dinâmico e precisa acompanhar as transformações da sociedade e da Instituição. O nosso Projeto Político Pedagógico prevê, periodicamente, a revisão dos PPCs, então, estamos nesse processo. A gente compreende que o que vem sendo feito na Instituição vem sendo bem feito, de uma maneira séria, mas como o currículo é dinâmico, é necessário que se tenha uma revisão para poder aperfeiçoar o currículo, e aperfeiçoar, portanto, a ação educativa da Instituição", finalizou Dante Moura.

Próximas reuniões

As próximas reuniões estão previstas para os dias 6 e 7 de fevereiro de 2023. Conforme os encontros forem acontecendo, serão definidas as próximas etapas. O resultado final dos encontros será a adequação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) existentes.