Comemoração ao dia do Físico acontece com Visita Virtual ao experimento Atlas

Evento virtual será no dia 19/05, a partir das 9h30, através da plataforma Youtube

Publicada em 18/05/2021 Atualizada há 1 ano

O Clube de Ciência, o Instituto Internacional de Física da UFRN e o Experimento ATLAS - LHC/CERN irão realizar, na próxima quarta-feira, 19/05, em comemoração ao dia do Físico, uma Visita Virtual ao Experimento ATLAS (https://atlas.cern/discover/visit/virtual-visit/science-club-federal-education-science-and-technolo-gy-institute-rio).

De acordo com o professor de Física do Campus Natal-Central do IFRN, professor Amadeu Albino, “Essa parceria que possuímos com esses grandes centros de pesquisa tem como objetivo promover a interação dos professores da Instituição com os pesquisadores dos maiores centros de pesquisas da atualidade, no intuito de provocar oportunidades educativas e de divulgação científica como a realização de visitas virtuais ao Experimento ATLAS e ao MasterClass em Física de Partículas”

O evento faz parte das atividades desenvolvidas pelos Projetos "Clube de Ciência" e "Inclusão Científica: do Conhecimento à Divulgação da Física de Partículas". Tais Projetos contam a parceria de pesquisadores de grandes centros de pesquisa localizados em vários países, dentre eles o LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas) localizado em Lisboa, em Portugal, e o CERN (European Organization for Nuclear Research) em Genebra, na Suíça.

A iniciativa, que é aberta às comunidades interna e externa, terá, às 9h30, a palestra “"As Visitas Virtuais ao Experimento ATLAS: Explorando o Conhecimento e a Origem do Universo", a ser ministrada pela professora Dra. Márcia Begalli, através do link (ID da reunião: 885 5348 1750 Senha de acesso: 051504). Em seguida, às 11h30, acontecerá a Visita Virtual ao Experimento ATLAS, ministrada por Dr. Denis Oliveira Damazio, com a mediação dos professores Amadeu Albino Júnior, do Campus Natal-Central do IFRN, e do docente Anderson Guimarães Guedes, da UFRN.

Os eventos acontecerão, de forma remota, e serão transmitidos através do Canal do IIF no YouTube, no link https://www.youtube.com/user/iiptv

O Experimento ATLAS tem realizado um trabalho pioneiro em torno da divulgação científica e de inclusão científica da população em gera, em torno dos temas e problemas científicos que envolvem a pesquisa em Física de Partículas. Desde 2011, o Experimento ATLAS tem contribuído para a popularização de suas pesquisas e do LHC, através das chamadas “Visitas Virtuais ao Experimento ATLAS”.

Durante a visita virtual, os participantes podem interagir e fazer questionamentos sobre “Física de partículas”, para seus pesquisadores. No ano de 2012, três professores, do Estado do Rio Grande do Norte (RN), foram selecionados para participar de um curso de capacitação denominado "Escola de Física CERN 2012", e ao retornarem, dois deles elaboraram o projeto  “Uso de Novas Tecnologias em Divulgação e Ensino de Física”. Em parceria com pesquisadores do Detector ATLAS, passaram a promover as Visitas Virtuais ao Detector ATLAS em Escolas públicas e privadas do Estado do RN. As visitas são divididas em dois momentos: no primeiro, os professores realizam uma palestra sobre o funcionamento do LHC e no segundo, os ouvintes podem interagir com os pesquisadores do ATLAS por webcast.