Evento, que reuniu estudantes, servidores e ex-alunos, ocorreu na última quarta-feira, 30 de julho

Coletivo Lumiére realiza Cine Debate no campo de futebol

NUARTE

Publicada por Davi Silva em 02/08/2024 Atualizada há 1 mês, 3 semanas

Dezenas de amantes da sétima arte ocuparam parte do campo de futebol do Campus Natal-Central na noite da última quarta-feira, 30 de julho. Estudantes, técnicos-administrativos, colaboradores terceirizados e até ex-alunos do IFRN vieram prestigiar o Cine Debate, evento organizado pelo Núcleo de Arte do CNAT, por meio do Coletivo Lumiére.

A mostra exibiu um total de quatro de curta-metragens: Vinil Verde, dirigido por Kléber Mendonça Filho; Café Quente, de Heron Condor e Sophia Cabral; Rise Up, Anne Heloyse, Isadora Rocha e Ruth Leite; e LADES, dirigido pela estreante Luiza Varella, que também é estudante de informática para internet no Campus Natal-Central.

Entre uma exibição e outra, os presentes tinham momentos de fala e de comentários sobre o filme assistido, elaborando teorias, curiosidades e questões estéticas e subjetivas abordadas.

Para a professora Suély Souza, coordenadora do NUARTE, o cinema, muito além de uma forma de expressão artística, é uma fonte e ferramenta epistemológica. "O cinema, uma arte que mimetiza o real e ao mesmo tempo provoca uma inquietação humana através da mudança do já estabelecido, na medida que vai além da objetividade, é visto como um fenômeno epistêmico, ou seja, funciona como um transmissor de conhecimento a partir de uma linguagem poética", ponderou a docente de artes visuais.

Coletivo Lumiére

O Coletivo Lumiére surgiu em 2014, no Campus Natal-Central. Foi organizado, a princípio, por um grupo de alunos apaixonados por cinema que se entusiasmaram com as produções de curta-metragens propostos nas aulas de Artes Visuais. O grupo cresceu e, para atender as novas demandas, foi incorporado ao projeto de extensão do Núcleo de Arte, sob a coordenação da professora Suély Souza. Hoje, o grupo vem realizando diversas ações: cine debates, eventos em parceria com a Cooperativa Cultural da UFRN – Cinema e Literatura, participação em Expotec e Cientec e outros eventos. A produção de cinema - curtas e documentários – é uma constante e vem aumentando o acervo do NUARTE.

NUARTE Coletivo Lumiere Cine Debate