Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Arte

I Festival de Primavera do IFRN acontece na próxima sexta (22)

Campus Natal-Central receberá escritores do Coletivo "Mulherio das Letras Nísia Floresta"

Publicada por Romana Xavier em 18/09/2023 Atualizada há 1 ano, 2 meses

A chegada da primavera, no dia 23 de setembro, é sempre saudada por poetas, cantadores, artistas em geral pelo seu simbolismo associado ao recomeço. Certamente por se tratar de um momento de honrar a mudança das estações, a renovação da vida e o despertar da natureza após os meses de inverno. Essa nova fase nos faz refletir sobre a forma com que lidamos com as transformações que fazem parte da vida, já que a mudança mobiliza, no cotidiano, processos que são extremamente contraditórios e que, muitas vezes, nos impedem de dar passos em um primeiro momento. Mas essa mesma transformação pode ser introduzida em um caminho que é surpreendente, novo. Não há exatamente uma fórmula de como um momento deve ser bem vivido. Viver bem implica reconhecer que a vida tem momentos contraditórios, às vezes difíceis, mas também de alegria e prazer.

Cientes do nosso papel enquanto Instituição, pensando na fase de mudança simbolizada por esta vibrante estação do ano, ainda considerando que, na vida, também passamos por estações, metáfora adequada ao Setembro Amarelo, o Núcleo de Pesquisa em Ensino, Linguagens, Literatura e Mídias (NUPELLM) juntamente com a Dupla Licenciatura Português/Espanhol e o Projeto de Pesquisa Filhas de Poty uniram forças para passar uma mensagem de primavera neste mês de prevenção ao suicídio, cuja campanha existe desde 2014, criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas escolhemos a data da chegada da primavera como ode à vida por todo o simbolismo que carrega. Essa mensagem virá sob a forma da uma ação sociocultural alusiva ao Setembro Amarelo no pátio central do IFRN/CNAT, no dia 22 de setembro, das 9h às 17h.

Firmamos uma parceria para sediar o FESTIVAL LITERO-ARTÍSTICO-CULTURAL DA ALAMP sob a coordenação de Flauzineide Moura que trará para o Campus Natal-Central uma confraria de artistas e escritores(as) potiguares, além de uma Feira que estará instalada na lateral da Secretaria Acadêmica, espaço popularmente conhecido pela comunidade acadêmica como “Buraco do Vento”. Serão lançadas obras e realizadas apresentações ao longo de todo o dia.

O campus receberá escritores(as) dos coletivos Mulherio das Letras Nísia Floresta, da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVA/RN), da Casa do Cordel, da Casa da Cultura Palácio Paulo Freire.

Palavras-chave:
CNAT Artes Evento Festivais Culturais

Notícias relacionadas