CNAT sedia Campeonato Nordeste de Bocha Paralímpica 2014

Evento tem participação de aproximadamente 130 pessoas e segue até 10 de maio no ginásio

Publicada em 08/05/2014 Atualizada há 12 meses

Foto: André Salustino.

Teve início, na manhã desta quinta-feira (8), o Campeonato Nordeste de Bocha Paralímpica 2014, que está sendo realizado no ginásio do Campus Natal Central (CNAT) do IFRN. O evento é uma realização da Associação Paradesportiva do Rio Grande do Norte (APARN) com apoio da Associação Nacional de Esportes para o Deficiente (ANDE) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Presentes na cerimônia de abertura do campeonato, estiveram o presidente da APARN, Matheus Jancy Bezerra Dantas; a coordenadora de Bocha da ANDE, Márcia Campeão; o diretor-geral do CNAT, José Arnóbio de Araújo Filho; a vice-presidente da APARN, Marília Aro; a coordenadora de Acessibilidade da ANDE, Rosimery da Silva; o vice-presidente da ANDE, Sebastião da Costa Neto; e o presidente da ANDE, Frederico Frazão.

O professor Arnóbio Araújo desejou boas-vindas aos participantes e disse que o IFRN estará sempre com as portas abertas para apoiar eventos de inclusão social.  “A questão da inclusão social no país ainda precisa evoluir muito, apesar de termos tido alguns avanços nos últimos anos. Enquanto instituição de ensino, nós temos um papel importante diante dessa perspectiva de inclusão. Sabemos que nossa escola ainda não é uma escola ideal do ponto de vista de inclusão, mas queremos fazer com que ela seja realmente mais acessível. Então estamos trabalhando para isso. E, enquanto cidadãos, nós temos que cobrar dos nossos governantes para que essa acessibilidade venha a acontecer”, destacou.

O presidente da APARN desejou a todos uma boa competição, dizendo aos atletas que não pensem em rivalidade, mas encararem o torneio como mais um momento de confraternização. “Àqueles que estão iniciando no bocha esse ano, é bom tê-los como amigos. Vamos estar construindo um elo de amizade forte e vivenciando esse momento mágico para todos nós que é a bocha paralímpica”.

Como forma de homenagem, Matheus Jancy entregou ainda um agasalho da APARN ao diretor-geral do CNAT; ao professor Luiz Carlos de Araújo, coordenador do Projeto Paratleta do Núcleo de Educação física e Desportos da UFPE; e a Márcia Campeão, agradecendo por suas colaborações e empenho para a realização do evento.

O presidente da ANDE, Frederico Frazão, declarou aberta a competição, agradecendo a todos os participantes.  Ele relembrou o início das competições paralímpicas de bocha, no ano de 2009, e comemorou o aumento na participação de atletas em apenas cinco anos. Frazão destacou também a participação de atletas nordestinos em competições nacionais. “O nordeste cresceu na parte técnica. Nós temos pessoas que foram convocadas pra seleção e trouxeram medalhas de ouro. Com certeza o nordeste está no caminho certo”, garantiu.

O Campeonato Nordeste de Bocha Paralímpica 2014 conta com a participação de aproximadamente 130 pessoas, entre atletas de oito equipes, árbitros e organizadores, e prossegue até o próximo sábado, dia 10 de maio.

Acesse:

Saiba mais sobre bocha, clicando aqui.