Inclusão
CNAT integra programa nacional “Asas para o Futuro”, voltado à inclusão e formação tecnológica de mulheres
Iniciativa visa promover a inclusão social e autonomia de mulheres em situação de vulnerabilidade
Publicada por Romana Xavier em 16/12/2025 ― Atualizada em 16 de Dezembro de 2025 às 07:47
O Campus Natal-Central do IFRN passa a integrar o Programa Asas para o Futuro, iniciativa do Ministério das Mulheres que tem como objetivo promover a inclusão social, a autonomia econômica e o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade a oportunidades de formação e qualificação profissional, especialmente em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.
Instituído por portaria federal, o programa articula ações de formação, ciência, tecnologia, trabalho e renda, com foco na redução das desigualdades de gênero, raça e território. Mais informações sobre a política pública podem ser consultadas no portal do Governo Federal:
https://www.gov.br/mulheres/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programa-asas-para-o-futuro
Projeto “Asas Para o Futuro: Cajuínas no Mundo”
No âmbito do IFRN Natal-Central, a iniciativa será desenvolvida por meio do Projeto Asas Para o Futuro: Cajuínas no Mundo, coordenado pela professora Marília Freire. A ação reafirma o compromisso institucional do campus com a inclusão, a justiça social e a ampliação do acesso de mulheres às áreas de ciência e tecnologia.
Como primeira oferta vinculada ao projeto, será disponibilizado o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) “Desenvolvimento de Aplicativos Web”, com carga horária de 220 horas/aula, a ser realizado na Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação (DIATINF). O curso será coordenado pela professora Silvia Matos, ocorrerá no turno noturno e tem previsão de início para março de 2026.
Público-alvo e critérios de acesso
O curso é destinado a mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, considerando a diversidade de identidades de gênero. Entre as condicionalidades e critérios para participação, estão:
- ser do sexo feminino e/ou reconhecer-se como mulher do gênero feminino, incluindo mulheres cisgênero, mulheres transgênero e/ou travestis;
- ter idade igual ou superior a 15 anos e até 29 anos;
- reconhecer-se, prioritariamente, como negra ou indígena, para fins de heteroidentificação;
- possuir escolaridade mínima, sendo aceitas candidatas que tenham cursado ou estejam cursando o ensino médio em escolas públicas, que estejam cursando o ensino superior em instituição pública ou que sejam egressas de curso superior de instituição pública.
Além disso, conforme a Portaria Conjunta MMULHERES/MCTI/MIR/MPI/MTE/SG-PR/MME nº 1, de 17 de janeiro de 2025, as candidatas deverão atender a, pelo menos, um dos seguintes requisitos:
- estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
- residir em favelas ou comunidades urbanas;
- residir em zonas rurais e/ou comunidades quilombolas;
- ser mãe e/ou responsável direta por crianças com até 10 anos de idade.
Compromisso com inclusão e transformação social
Ao integrar o Programa Asas para o Futuro, o Campus Natal-Central fortalece sua atuação em políticas públicas voltadas à equidade de gênero e à democratização do acesso à formação tecnológica, contribuindo para ampliar horizontes profissionais e sociais de mulheres jovens em contextos de vulnerabilidade.
A parceria reafirma o papel institucional como instituição pública comprometida com a transformação social, a inclusão e a construção de trajetórias formativas que dialogam com as demandas contemporâneas do mundo do trabalho e da cidadania.