CNAT é destaque na Olimpíada Brasileira de Geografia

Publicada por Romana Xavier em 14/09/2023 Atualizada há 9 meses, 2 semanas

No último dia 13/09, os resultados da 8ª Olimpíada Brasileira de Geografia, etapa estadual, foram divulgados. A competição foi dividida em três fases, ocorridas em agosto. A Olimpíada é dividida em duas partes: as Etapas Online, em nível estadual (três fases) e a Etapa Presencial, com equipes classificadas por estado. As questões de ambas as fases abordam discussões sobre temas relacionados a Geografia Geral, Fundamentos de Cartografia Básica e Aplicada, bem como o uso de Geotecnologias, discutindo temas previstos nas bases curriculares atuais.

A OBG visa valorizar e defender a ciência geográfica no âmbito escolar, destacando a amplitude da Geografia como uma área fundamental para entender os desafios da sociedade contemporânea e indicar soluções, além de fortalecer a formação para o exercício da cidadania e da responsabilidade social. A competição objetiva ser um espaço de inovação que possa auxiliar os professores em seus diversos desafios diários relacionados à prática pedagógica e à formação continuada.

Com orientação dos professores Maria Cristina Cavalcanti Araújo, Francisco Ednardo Gonçalves e Oziel Ponte, o Campus Natal-Central do IFRN conquistou 10 medalhas de ouro, 7 de prata e 3 de bronze. A equipe Feras da Geografia, também do IFRN Campus Natal Central, representará o Rio Grande do Norte na etapa nacional, que ocorrerá em Campinas, São Paulo, de 28/11 a 01/12/2023. A referida equipe, coordenada pela professora Maria Cristina Cavalcanti Araújo foi formada pelos estudantes do Curso Técnico Integrado de Geologia: Gabriel Wayland e Maciel Silva, Letícia Rodrigues Araújo e Fátima Edimilly Bezerra Pereira.

Nessa edição da competição, o Rio Grande do Norte teve 354 equipes inscritas, compreendendo escolas públicas e privadas. Dentre essas, 185 foram premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) foi premiado com 104 medalhas, sendo 28 de ouro, 22 de prata e 54 de bronze.

A Comissão Organizadora da OBG é composta por professores de várias instituições de ensino superior brasileiras, coordenados pelo Prof. Dr. Clibson Alves dos Santos e pelo Prof. Dr. Paulo Henrique de Souza, do Curso de Geografia/Instituto de Ciências da Natureza/UNIFAL-MG, além do Prof. Dr. Raul Reis Amorim, do Instituto de Geociências/UNICAMP. A Profª. Dra. Gabrielle Cifelli, pesquisadora colaboradora no Instituto de Geociências/UNICAMP, também colaborou com a organização.

OBG
IFRN