Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Meio Ambiente

CNAT desenvolve ações de sustentabilidade ambiental

São diversas ações em prol do meio ambiente, desde processo de materiais reciclados até compostagem e adubo

Publicada em 05/06/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Adubo e multiplicação de mudas no Bosque Nivaldo Calixto. Foto: Rodolfo Maia

Nesta sexta-feira, dia 05, é comemorado o Dia do Meio Ambiente e há mais de 15 anos o Campus Natal Central vem desenvolvendo ações de sustentabilidade ambiental dentro do CNAT, pelo “Campus Verde” - projeto que visa contribuir para o consumo consciente e, consequentemente, a preservação ambiental. Dentre elas estão coleta de material reciclável e destinação correta e gestão da Área Verde com produção compostagem, vermicompostagem, adubo e multiplicação de mudas, entre outras ações. 

Diariamente são recolhidos papel, plástico, alumínio, garrafas, ferro, PVC e latinhas dos setores, das lixeiras, e armazenados em um depósito na escola, para no final do mês ser doados a uma cooperativa de matérias recicláveis. “A instituição se preocupa com a limpeza e sustentabilidade, por isso doa o material recolhido para uma cooperativa, onde terá um destino correto, sendo reaproveitado e sem causar danos ao meio ambiente”, observou o responsável pela coleta do material, Walter Trindade.

No Bosque Nivaldo Calixto, o projeto Área Verde também tem uma finalidade importante. Os lixos orgânicos de origem vegetal e animal como comidas são recolhidos, principalmente no refeitório, e levados para os processos de compostagem e vermicompostagem, nos quais são transformados em adubo orgânico, utilizados na produção de mudas de plantas. 

Josenilson Macedo é o responsável pela equipe que atua no Bosque, segundo ele, todos esses processos que envolvem a sustentabilidade são fundamentais para uma melhor qualidade de vida. “Muitas árvores plantadas formam sombras amenizando calor, sem falar na jardinagem e nas cores que elas trazem para nosso dia a dia. Nós reaproveitamos o lixo para transformar em vida”, finaliza.