Clube de Ciência promove evento "Universo das Partículas"

Ação de extensão do Campus Natal-Central conta com atividades em vários campi do IFRN e em outras instituições

Publicada por Davi Silva em 19/06/2024 Atualizada há 1 semana, 2 dias

O Clube de Ciência do IFRN está realizando em junho o evento "Universo das Partículas". A atividade acontece através do projeto de extensão "Inclusão Científica: Do Conhecimento à Divulgação da Física de Partículas", que é vinculado ao Campus Natal-Central . O evento conta com 6 dias de atividades e está acontecendo em diversos lugares, como os campi Zona-Leste, Ceará-Mirim e Canguaretama, e oferece extensa programação, com diversas atividades dedicadas à física de partículas.

Entre as atividades do evento, como palestras e oficinas, duas possuem uma natureza distinta e destacam-se das demais: uma delas é a Visita Virtual ao Experimento ATLAS, localizado em Genebra, na Suíça. O ATLAS é um dos quatro detectores do Grande Colisor de Hádrons (LHC) e investiga partículas como o bóson de Higgs e fenômenos que podem revelar novas descobertas na física.

Em uma conexão de vídeo ao vivo, os participantes conheceram a sala de controle e, durante as paradas planejadas do LHC, o detector subterrâneo. Guiados por cientistas ou engenheiros do experimento, os visitantes conheceram a Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN), bem como os objetivos e conquistas científicas do experimento ATLAS. O público presente no tour virtual teve espaço para perguntas e esclarecimentos sobre a iniciativa.

O Campus Natal-Central recebeu a Visita Virtual do Experimento Atlas. Foto: divulgação.

A outra atividade destaque foi o MasterClass em Física de Partículas. Com o objetivo de fazer divulgação científica e de valorizar as pesquisas na área de Física de Partículas, ele é fruto de uma parceria com o International Institute of Physics (IIP), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia CERN-Brasil, European Organization for Nuclear Research (CERN) em Genebra, Suíça, e o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) em Lisboa, Portugal. Nesta quarta-feira, 19, o MasterClass aconteceu no Campus Canguretama. Na quinta-feira, 20, quem recebe a programação é o Campus Ceará Mirim.

Na sexta-feira, 21 de junho, o evento será na Secretaria de Educação do RN, voltado para professores de Ciências. Durante o MasterClass, os participantes têm a oportunidade de "pôr a mão na massa", analisando eventos reais produzidos nos experimentos do LHC (CERN), de modo semelhante ao trabalho dos físicos de partículas.

Alunos analisando dados reais resultado das colisões das partículas no LHC/CERN

O evento conta com a valiosa contribuição de renomados pesquisadores como Márcia Begalli (UERJ/CERN), Farinaldo Queiroz (IIP/UFRN), ambos participando de forma presencial, e Denis Damazio (BNL/ATLAS-CERN), que atuou remotamente.

Acesse:

Instagram do Clube de Ciência do IFRN: @CCienciaIFRN.

Universo das Partículas
Clube de Ciência