PIBID Português/Espanhol
Ciranda literária: dinâmica transforma campo de futebol em sala de aula
Alunos do PIBID participam de aula literária criativa no campo de futebol do CNAT
Publicada por Romana Xavier em 24/07/2025 ― Atualizada em 24 de Julho de 2025 às 19:18
Na manhã da segunda-feira, 22 de julho, o gramado do campo de futebol do Campus Natal-Central do IFRN se transformou em sala de aula. Foi ali, entre o céu, a brisa e o verde, que os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol, vivenciaram uma atividade formativa que uniu literatura, oralidade e natureza, em uma proposta criativa e sensível de letramento literário.
Em vez de cimento, sentimento. No lugar de cadeiras, uma campo verde sem paredes ao redor. Nesse ambiente acolhedor, uma roda diferente se faz. Um a um, os leitores se sentam e cimentam entre si um elo de pertença que transcende o papel. No tatear de cada página, o silêncio e a escuta, o barulho e a permuta. Entre a vírgula e o ponto, uma reticência de sensações. Vozes conhecidas e desconhecidas ecoam ao vento.
Conduzida pelo professor Vanilton Pereira, coordenador do subprojeto PIBID-Português, a vivência teve como foco a valorização da escuta, da expressão e do corpo, explorando a leitura literária como experiência estética e sensorial. “É essencial que os futuros professores experimentem práticas que os desafiem a sair da zona de conforto. Atividades como esta provocam o corpo, a fala e o pensamento, promovendo uma aprendizagem mais integral”, afirmou o docente.
Na dinâmica, os estudantes realizaram leituras silenciosas e partilhas orais, com ênfase na escuta ativa, na desenvoltura da oralidade e no enfrentamento da timidez. Mais do que exercitar técnicas pedagógicas, a manhã foi dedicada à mobilização de afetos, criatividade e empatia — elementos fundamentais no fazer docente.
A escolha do ambiente externo, longe de ser um mero detalhe, foi parte integrante da proposta. A natureza, com sua serenidade, tornou-se aliada da aprendizagem, proporcionando uma vivência mais plena e significativa. A própria disposição dos corpos no espaço, a liberdade de movimento e a informalidade do ambiente favoreceram uma atmosfera de acolhimento e partilha.
Além dos pibidianos, a atividade contou com o apoio essencial da professora Maria Tânia, supervisora dos estudantes vinculados ao Campus Natal-Central, cuja presença contribuiu para a fluidez da vivência. Estudantes voluntários, motivados pelo desejo de experimentar a leitura literária de forma coletiva e sensível, também participaram espontaneamente do momento formativo, ampliando ainda mais seu alcance.
A atividade reforça o compromisso do PIBID com uma formação docente integral, que valoriza a dimensão humana do ensino, a autonomia intelectual e o trabalho coletivo. Os próprios bolsistas se responsabilizaram pela organização dos espaços, seleção de leituras e condução dos momentos de partilha, demonstrando engajamento, protagonismo e maturidade pedagógica.
Iniciativas como essa evidenciam o potencial transformador dos programas de formação docente no IFRN, ao integrar teoria e prática de forma viva, colaborativa e sensível — e ao lembrar que, muitas vezes, é fora das salas de aula convencionais que se abrem as janelas mais potentes para o conhecimento.
- Palavras-chave:
- Ciranda literária PIBID IFRN CNAT Letras Português/Espanhol