Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Chefia de Gabinete

Chefia de Gabinete: planos, ações e estratégias da nova gestão

Novo representante pautará suas ações em "ética, transparência e responsabilidade"

Publicada em 11/05/2020 Atualizada há 1 ano

Engenheiro de Computação, André Luís Firmino de Brito Barros tem pós-graduação em Petróleo e Gás Natural pela UNP e tem Mestrado em Economia pela UFPB. Há 12 anos como servidor no IFRN, já foi coordenador de administração escolar no (Campus Ipanguaçu), secretário acadêmico da DIAREN (Campus Natal-Central), substituto eventual na Diretoria de Pesquisa e Inovação (Campus Natal-Central), professor e supervisor de cursos FIC no PRONATEC (Campus Natal-Central) e substituto eventual na Secretaria do Gabinete da Direção-Geral (Campus Natal-Central).

Com publicações como o livro "Valoração Econômica dos Recursos Naturais e Ambientais", o novo Chefe de Gabinete já desenvolveu os seguintes projetos de pesquisa: "A Evasão Escolar na Educação Profissional: uma Análise dos Cursos Ofertados pelo PRONATEC no IFRN Campus Natal-Central", "A Evasão Escolar na Educação: um Estudo de Caso das Licenciaturas do IFRN Campus Natal-Central" e "Desenvolvimento de Software para Monitoramento e Avaliação dos Motivos da Evasão Escolar no Curso Superior de Licenciatura em Geografia do IFRN-CNAT". Além dos projetos de pesquisa, André Firmino também esteve à frente do projeto de extensão "Inclusão Digital para a Melhor Idade", nas edições de 2015, 2016, 2017 e 2018.

Quando questionado sobre o novo trabalho que irá desenvolver, assumindo a Chefia de Gabinete do CNAT, André ressalta que "O servidor tem a missão de servir ao interesse coletivo, mantendo a transparência, a responsabilidade, a dedicação e a ética". Confira a entrevista completa.

- Quais serão as principais ações planejadas para a Chefia de Gabinete?

Gerência e transparência; coletividade nas ações; coordenação, orientação e acompanhamento das atividades em equipe; desenvolvimento de estratégias; aprimoramento das competências e habilidades; e assessoramento do diretor-geral no desenvolvimento de suas funções.

- Quais os objetivos dessas ações?

Uma gestão pautada em gerência e transparência dará o direcionamento necessário às ações planejadas, através da aplicação dos mecanismos de liderança, estratégia e controle de processos. O objetivo é, portanto, alcançar padrões de excelência pública, a partir do mapeamento e da avaliação das atividades essenciais e da condução da gestão.

A coletividade nas ações é essencial na administração e na gestão, pois cria condições adequadas de trabalho, motiva os servidores e, assim, fomenta o trabalho em equipe.

Outra importante ação é a coordenação e o acompanhamento das atividades de toda a equipe. Essa ação tem como propósito garantir que os prazos sejam cumpridos e que objetivos sejam alcançados, dando a celeridade necessária à tramitação dos processos, além de contribuir para uma maior organização e manutenção da eficiência da gestão.

O desenvolvimento de estratégias também é um fator de suma importância, pois, para que se tenha uma gestão eficiente, todo o time deve estar alinhado, proporcionando, assim, ao gestor o foco essencial na resolução de temas e de problemas cruciais. O aprimoramento das competências e das habilidades busca o conhecimento primordial para a obtenção do pensamento estratégico, a partir de cursos e treinamentos que tenham como foco a gestão e a liderança.

Por fim, a prestação de assistência direta e imediata ao diretor em suas ações, com a incumbência do preparo e despacho do expediente, da organização e do controle da sua agenda, como também da convocação de reuniões que, porventura, precisem ocorrer. Em resumo, o Gabinete da Direção-Geral é a unidade organizacional responsável por assessorar, organizar, assistir, coordenar e articular  a ação administrativa da Diretoria-Geral do Campus. 

- Quais serão os principais diferenciais que se pretende agregar ao novo Gabinete?

- Manter a coletividade nas ações da administração e gestão, criando um ambiente harmônico e motivacional junto à equipe e aos servidores, combinado com a melhoria estrutural, contribuindo, assim, com a qualidade de vida dos servidores. Um outro diferencial será na organização e no controle da assistência direta e imediata ao diretor em suas atividades, para que ele possa exercer suas ações em plenitude.

- Quais são os principais desafios?

- Apesar de ser um trabalho gratificante, trata-se de um cargo desafiador, pois cada contexto exige habilidades e obrigações diferentes. Como Chefe de Gabinete, tenho de ter um amplo conhecimento das atribuições designadas ao diretor eleito, pois isso  é necessário para exercer as atividades administrativas, estratégicas, operacionais e coletivas.

 

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas