INTERCÂMBIO

Casal de ex-alunos visita campus

União de culturas, oportunizada pelo intercâmbio, resultou em casamento entre alunos do CNAT

Publicada em 28/11/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Ex-alunos também compartilharam um pouco das experiências culturais com o Diretor Geral do CNAT professor José Arnóbio.

Um intercâmbio que sintetizou em um casamento. Assim pode ser definida a experiência da ex-intercambista finlandesa Tiia-Maria com o ex-aluno do Cefet-RN/IFRN, John saraiva. Eles se conheceram quando estudavam no Instituto, em 2003, e casaram-se em 2005 quando ainda moravam no Brasil. Hoje, orgulhosos afirmam que a união entre as culturas brasileira e finlandesa deu tão certo que já rendeu frutos: a filha de um ano de idade, Lilian Maria.

De férias, o casal, acompanhado da professora de Língua Portuguesa Iaçonara Miranda, visitou na última terça-feira (27) o Campus Natal Central para relembrar a época em que viveram aqui. “Foi muito bom. Aprendi muito, foi uma experiência que mudou minha vida e meus pensamentos. Aprendi a valorizar mais as coisas do meu país, principalmente em relação aos aspectos socioeconômicos”, comentou a finlandesa. “Mas, aprendi também que cada local tem suas características boas e ruins e que isso não faz um melhor do que o outro”, completou.

Sobre seus estudos, Tiia-Maria lembra das aulas de português que teve no IFRN com a professora Iaçonara e o grupo de intercambistas, que reunia jovens de diversos países. “Eu amava as aulas. Nós aprendíamos não só o português como também a história, geografia e culinária do Brasil. Ela falava coisas muito interessantes. Aprendi a gostar de Chico Buarque por ela”,  destacou a ex-intercambista.

De acordo com Iaçonara, as aulas lecionadas para os intercambistas são “aulas-passeio”, que possuem uma abordagem comunicativa por meio da proposta pedagógica de Freinet. A ideia é interagir, vivenciar, para então o aluno pensar e sistematizar o aprendizado.

Para John, a aulas contribuíram para deslanchar o namoro. “A sorte foi que ela aprendeu rápido a falar português e fazia questão de não faltar uma aula sequer. No início, quando estávamos ficando eu só sabia dizer ‘Tomorrow. The same place”, brincou.

E do namoro virou casamento.  Mas, apesar de ter encontrado o seu amor, Tiia-Maria não ficou por aqui. Como ainda estava estudando e, por outro lado, John já havia concluído o ensino médio no Instituto, optaram por morar na Finlândia, onde formaram sua família e moram atualmente. Quando questionados sobre morar no Brasil, eles dizem que por enquanto não fazem planos, porém as visitas para rever familiares e amigos brasileiros são compromissos anuais.