Campus estuda revitalização de painéis artísticos
O convite foi feito ao artista plástico Dorian Gray.
Publicada em 25/08/2009 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
A Direção Geral do Campus Natal-Central do IFRN reuniu-se ontem, dia 24/08, com o artista plástico Dorian Gray a fim de convidá-lo a recuperar os painéis murais pintados há mais de 40 anos nas rampas de acesso aos blocos das salas de aula.
De autoria de Newton Navarro, falecido em 1992, os painéis retratam as temáticas da leitura e do trabalho, e foram produzidos com grafite, cera e nanquim. À época em que foram pintados, para inauguração do referido campus, os artistas eram parceiros em vários trabalhos e na divulgação do modernismo em Natal. Enquanto Dorian Gray produziu o painel mural da sala do atual reitor, Navarro pintou os painéis das rampas.
Na conversa mantida com o diretor do campus, Enilson Araújo Pereira, Dorian Gray se comprometeu em apresentar uma proposta orçamentária para a recuperação dos painéis. De acordo com Enilson, além da revitalização pretendida, o campus já providenciou a contratação da empresa que irá impermeabilizar o teto dos blocos de sala de aula, a fim de proteger as pinturas contra as infiltrações que escorrem pela junta de dilatação da estrutura.
Outra medida será a colocação de um parapeito de metal com vidro temperado à frente dos painéis, configurando uma barreira física de proteção. “Faremos uma campanha de esclarecimento para proteção do patrimônio cultural do nosso Instituto. Temos que deixar estas obras em bom estado físico”, finaliza Enilson.