SECRETARIA ACADÊMICA

Campus unifica as secretarias acadêmicas

Setor funcionará em ambiente próprio, na entrada do Bloco D

Publicada em 29/06/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Nesta quarta-feira, 30 de junho, a Diretoria de Ensino do Campus Natal-Central (CNAT) informa à comunidade acadêmica do Campus Natal-Central do IFRN que a equipe gestora realizou a unificação das secretarias acadêmicas das cinco diretorias acadêmicas do campus.
Para esclarecer mais sobre esse processo de mudança na estrutura da gestão organizacional do CNAT, a servidora Juliana Sobral, integrante da equipe da DE, trouxe para os públicos docente e discente alguns esclarecimentos sobre as mudanças e os benefícios que a novidade traz à comunidade escolar.
Saiba quais serão os benefícios e modificações que a implementação da SEAC trará a todos os envolvidos. Para isso, confira a entrevista na íntegra:
O que é a SEAC?
A SEAC é a nova secretaria acadêmica do Campus Natal-Central, que uniu as cinco secretarias (SEACCI, SEACCON, SEACINF, SEACREN e SEACIND) das diretorias acadêmicas do campus. Ela será responsável por todos os procedimentos em relação aos alunos de cursos técnicos, superiores, FIC e especialização do Campus Natal-Central, iniciando na efetivação da matrícula até o processo de solicitação do diploma.
Qual o objetivo da criação da secretaria unificada?
A SEAC surgiu da necessidade de otimização dos processos de trabalho, fazendo surgir a necessidade de mudanças organizacionais, com o objetivo de integração das secretarias acadêmicas e uniformização dos atendimentos no Campus Natal-Central. Com o novo modelo, a Secretaria Acadêmica passa a ser uma central de serviços compartilhados, que funciona virtualmente e presencialmente, por meio da fusão de secretarias que antes realizavam as mesmas atividades separadamente.
Como ela irá funcionar, na prática? Quais as principais mudanças em relação a como era antes?
Os processos de trabalho passarão a ser mais ágeis, visto que essa integração possibilitará a unificação das rotinas dos servidores que, agora, somam esforços em uma única secretaria. E vejo isso como um dos principais pontos positivos, uma vez que essa integração possibilitará maior produtividade para as demandas que surgirão, além da troca de experiências administrativas entre os membros da equipe.
A SEAC é composta por uma coordenação da secretaria acadêmica, uma secretaria acadêmica dos cursos técnicos e uma secretaria acadêmica dos cursos FIC e superiores. A equipe é composta por 11 servidores.
Quais serão os principais benefícios?
Para o aluno e a sociedade, o principal ganho é a maior agilidade na prestação do serviço, já que o atendimento será compartilhado por vários servidores, o que diminuirá os prazos de solicitações e pedidos de informação. A comodidade é outro aspecto positivo, porque as solicitações poderão ocorrer virtualmente e a secretaria estenderá o atendimento para os turnos da manhã, tarde e noite, das 7h às 22h. Dessa forma, quando as aulas presenciais retomarem, os alunos terão o atendimento virtual e presencial na nova sala da secretaria que funcionará ao lado da CRA (Coordenação de Registros Acadêmicos), na chamada Curva do Vento. Os atendimentos ocorrerão, virtualmente, por meio de chamados pelo SUAP.
O contato da secretaria é seac.cnat@ifrn.edu.br