INTERCÂMBIO

Campus sedia o I Seminário Norte-Rio-Grandense de Interculturalidade

Evento será nos próximos dias 31/08 e 01/09 com vagas limitadas

Publicada em 15/08/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O I Seminário Norte Rio-Grandense de Interculturalidade, uma parceria do AFS Intercultura Brasil com o IFRN, acontecerá nos próximos dias 31/08 e 01/09, no miniauditório do Campus Natal-Central.

O evento tem a intenção de discutir o tema sob diversas óticas – dos intercambistas, dos estabelecimentos de ensino, das famílias hospedeiras e das empresas. Além disso, abordará sobre a importância da experiência do intercambio para o enriquecimento pessoal, social e profissional do participante.

Com uma programação variada de palestras, o seminário tem vagas limitadas. As inscrições estão sendo realizadas na Diretoria de Extensão (DIREX) com a doação de uma lata de leite. Podem ser feitas pelos telefones: (84) 4005 2681/ 4005 2704, ou pelo e-mail direx.cnat@ifrn.edu.br.

AFS Intercultura Brasil

Organização internacional, voluntária, não-governamental e sem fins lucrativos, ligada ao AFS Intercultural Programs, antigo American Field Service. Com presença em mais de 50 países, atua por meio de uma base voluntária.

Sexta: 31 de Agosto

• 18h – Credenciamento
  • 19h30 - Boas Vindas:     Diretor do IFRN Campus Natal Central e AFS Intercultura Brasil
  • 20h - Palestra de Abertura: “Conectando vidas e compartilhando Culturas” - Palestrante: Laurindaluiza Soares de Macêdo

Sábado: 01 de Setembro

• 8h às 12h - Exposição de Pôsteres: “Experiências vivenciadas por intercambistas e famílias hospedeiras”
  • 9h às 12h - Mesa Redonda / Webconferência: “Aprendizagem Intercultural e Responsabilidade Social”. Temas abordados:

“Intercâmbio no IFRN” - Prof. Marcelo Henrique Carneiro Camilo (IFRN)

“O aprendizado da língua portuguesa no intercâmbio cultural” - Profª. Iaçonara Miranda (IFRN)

“Intercâmbio, Trabalho Voluntário e ONGs” - Profª. Liêda Amaral de Souza (UnP/UEB)

“Intercambio e sua legalidade Jurídica Nacional e Internacional” - Prof. Rafael Laffitte - (IFRN)

“Bolsas corporativas: o caminho da responsabilidade social” - Laurinda Luìza Soares de Macêdo - (AFS)

“Jovens Embaixadores” - Prof.ª Vera Reis

•  13h30 às 17h30 – Oficinas *sobre os temas:

- Oficina I: “Aprendizagem Intercultural - Teoria e Prática” - Márcia de Souza Leão Hodson (AFS). Público alvo: estudantes e famílias hospedeiras.

- Oficina II: “Um Intercambista na minha escola, e agora?" – Laurinda Luíza Soares de Macêdo (AFS). Público alvo: professores e escolas

- Oficina III: “A Interculturalidade e as Organizações do nosso Tempo” – Henrique Ramos (AFS). Público alvo: voluntários e instituições do 3º Setor

* Ao se inscrever é necessário informar qual das três oficinas deseja participar.