PIBID

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é lançado no Campus Natal Central

Abertura contou com palestra sobre concepções necessárias à formação de professores

Publicada em 10/03/2014 Atualizada há 1 ano

Palestra da professora Maria Glória Albino. Foto: André Salustino

Na manhã desta segunda-feira (10), no Miniauditório do Campus Natal Central, ocorreu o lançamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/IFRN/Edital 2013). O projeto, destinado ao aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, será desenvolvido pelo IFRN em quatro anos, visando a participação de 46 escolas em 21 municípios atendidos.

Na ocasião, o programa e equipe de coordenação foram oficialmente apresentados à comunidade acadêmica, bem como repassadas informações, normas e regulamentos.

A professora Maria da Glória Albino palestrou sobre a “Formação de conceitos e sequência didática: concepções necessárias à formação de professores”. Segundo ela, com o advento da internet, todos têm acesso à informação e em qualquer lugar. “A escola do século XXI não é mais informativa, mas sim formativa”, diz. Por isso, a palestrante afirma que as escolas, hoje em dia, devem estar voltadas ao desenvolvimento das habilidades e competências dos seus educandos.

O PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.