Campus retorna às atividades com novo plano de segurança

Sala de monitoramento controla 24 horas os ambientes da escola

Publicada em 20/09/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Sala de Monitoramento controla fluxo de pessoas durante 24 horas. Foto: Emille Araújo

O retorno às aulas nesta quinta-feira, 20/09, é marcado também pelo lançamento na última terça-feira, 18/09, do plano de segurança do Campus Natal Central. Dentre as ações previstas para melhorar a segurança no Campus, está o funcionamento da sala de monitoramento. “Há algum tempo, nosso Campus já tem esse objetivo. Depois de um diagnóstico preliminar, vimos que precisávamos controlar o fluxo de pessoas. Como a quantidade de pessoas de segurança é pequena em relação ao tamanho do Campus, essa sala de monitoramento foi a melhor solução . Essa sala é a primeira ação de outras que vão vir para fortalecer a segurança de toda a comunidade. Para isso, contamos com o apoio de toda a comunidade com sugestões para aperfeiçoar e melhorar nosso plano”, disse o Diretor do Campus Natal Central, professor José Arnóbio de Araújo.

De acordo com o Diretor Administrativo Francisco Antônio de Pontes, “A sala possui quatro terminais de televisão, quatro computadores e gente durante 24 horas ininterruptas. Nós arquivamos todas as imagens por um tempo e instalamos também mais câmeras além das que já existiam. O objetivo maior é melhorar o controle no Campus e assim garantir a segurança de alunos, professores, servidores administrativos, funcionários terceirizados, além dos próprios equipamentos. A sala também conta com telefone e rádio para os porteiros e seguranças que se revezam durante todo o tempo para o monitor não cansar a vista”.

Com a ampliação do número de câmeras, será possível visualizar todas as áreas de acesso da Instituição. Segundo o Coordenador de Segurança, Raimundo Sousa “O sistema vai dar um suporte grande, unindo a parte tecnológica a de recursos humanos, já que o Campus é grande. Fizemos um treinamento com uma equipe de 10 pessoas para garantir a utilização correta dos equipamentos. Teremos também detectores de metal nas vias de acesso dos portões principais e laterais e ainda a identificação dos visitantes, sejam eles da comunidade interna ou externa, através de medidas como catracas nos acessos”.

Para que a sala de monitoramento fosse possível, o setor de Tecnologia da Informação trabalhou em conjunto com os setores de Administração e de Segurança. De acordo com o Diretor de T.I, Frederico Silveira, “O papel de nossa Diretoria foi a questão da infraestrutura, com instalação de monitores e softwares, como o Digifort, que é de segurança. O Campus já tinha esse planejamento e agora que foi efetivamente colocado em prática, a execução será supervisionada pelo setor de segurança com o Coordenador Raimundo”.

“Nós vamos pedir a colaboração de toda a comunidade com ideias para melhorar nosso sistema e garantir assim um melhor resultado. Para isso, vamos colocar cartazes em todas as diretorias acadêmicas e colocar nossos contatos para sugestões”, finalizou o Coordenador de Segurança, Raimundo Sousa.

servidores