Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus recebe visita de ex-intercambista

Publicada em 21/06/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Campus Natal Central recebeu na semana passada, no dia 5 de junho, a visita de um ex-aluno intercambista.  Acompanhado de sua esposa e da Professora de Língua Portuguesa do IFRN, Iaçonara de Albuquerque, o turco Servet Çavuşoğlu, de 25 anos, percorreu as principais instalações do campus relembrando os momentos vividos nos anos de 2000 e 2001, período em que fez o intercâmbio no instituto por meio da Rotary Internacional.

Durante sua estadia, o ex-aluno disse que aproveitou ao máximo o que o instituto oferecia. Participou do grêmio, do time de futebol, das comemorações e guarda boas recordações dos professores, funcionários e colegas. Lembrou ainda das aulas de Língua Portuguesa com a professora Iaçonara, na qual os estudantes aprendiam, em aulas de campo, o português em paralelo com a cultura brasileira. “As aulas que leciono para os intercambistas tem por base a abordagem comunicativa e a proposta pedagógica de Freinet, na qual é preciso vivenciar para então pensar, sistematizar”, explicou a servidora.

Servet diz que, quando voltou para o seu país, achava que não utilizaria o idioma brasileiro, mas se enganou. Hoje ele é gerente de um clube de futebol na Turquia, o MedicalPark Antalyaspor,  e diz que saber falar português é o diferencial nas suas relações profissionais, dado o grande número de jogadores brasileiros que fazem carreira em seu país.  “Por falar português, posso manter uma agradável relação com os jogadores brasileiros que estão na Turquia. Entendo as brincadeiras e posso interagir com a cultura deles, que aprendi a admirar”, afirmou.

Ao se despedir, o turco comentou que se os brasileiros conhecessem mais sobre o seu país, perceberiam que as diferenças culturais não são tão grandes assim. “Foi enorme e muito bom o aprendizado aqui. Eu aprendi a viver sozinho. E, o que eu não esperava, era a semelhança existente entre as duas culturas”,revelou.