Campus recebe 39 bolsas de pesquisa do CNPq

Publicada em 06/09/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN divulgou ontem (5) os resultados dos editais dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Dos 55 projetos aprovados, 39 contemplam estudantes do Campus Natal-Central (CNAT).

Ao todo, o Instituto Federal do RN obteve 53 bolsas PIBIC/PIBITI e duas de Ações Afirmativas. Os programas objetivam incentivar os alunos da graduação ao desenvolvimento científico, tanto no que se refere ao pensar, quanto à prática da pesquisa.

Este ano, os programas trazem a novidade de possibilitar aos alunos estudar um semestre do ano letivo no exterior, em 2012. Segundo José Yvan Pereira Leite, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, o CNPq destinou ao IFRN duas das chamadas bolsas sanduíche. Ele informou que haverá um processo para definir também as instituições que irão receber estes estudantes.

A seleção dos dois alunos será realizada levando em consideração diversos critérios, como: a experiência em atividades de iniciação científica, desempenho acadêmico destacado, suficiência em inglês ou no idioma do país de destino e ter se destacado em olimpíadas científicas.

Valor

As bolsas serão de 870 dólares (mais benefícios) para universidades nos Estados Unidos e de 870 euros (mais benefícios) para as instituições na Europa. É possível ainda a escolha de universidades em outros países, por exemplo: Coreia do Sul, China e Austrália.