ESPANHOL

Campus realiza Jornada Hispânica Nacional e Internacional

Evento, que teve sua abertura na última segunda-feira (10), encerra hoje (12)

Publicada em 12/12/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Campus Natal Central encerra hoje (12) a V Jornada Hispânica Nacional e II Internacional do IFRN. Sob o tema “Diáspora e diálogos interculturais”, o evento, que acontece a cada dois anos, proporcionou um espaço de intercâmbio entre os profissionais e estudantes vinculados ao ensino, pesquisa e difusão das culturas hispânicas.

A jornada teve sua abertura realizada na última segunda-feira (10) no Auditório Pedro de Sá Leitão, com a conferência “La enseñanza del español en Brasil. Una mitad alegría, una mitad tristeza”, proferida pelo Dr. Álvaro Martínez Cachero Laseca, conselheiro de Educação da Baixada da Espanha em Brasília.

Na ocasião, o conselheiro discutiu sobre o panorama do ensino/aprendizagem da língua espanhola no Brasil, destacando os seus pontos mais críticos e as possíveis soluções para melhorias. “O que necessita o espanhol no Brasil? Na minha opinião, em primeiro lugar está a formação continuada, a capacitação de professores para termos sempre bons profissionais nas escolas; um maior espaço na grade curricular dos alunos, para que eles estudem durante todo o ensino médio, e que os cursos livres tenham mais qualidade. Se tudo isso se cumprir, o espanhol no Brasil será feliz”, afirmou Dr. Álvaro Martínez.

Para abrir a solenidade, houve a apresentação do Coral Lourdes Guilherme, do IFRN. Já após a conferência da noite, a abertura oficial foi encerrada com a Banda de Música Severino Cordeiro, um projeto social que existe há mais de dez anos na Escola Municipal Ferreira Itajubá em parceria com a Escola de Música da UFRN.

Durante os três dias, a jornada contou com uma programação rica em conferências, mesa-redonda, minicursos, exposição de banners, exposição cultural, simples degustação gastronômica, sorteios e intercâmbio de livros.

Além disso, a organização da V Jornada Hispânica Nacional e II Internacional realizouo curso Didáctica de la Literatura: El Papel (central) del alumno en la construcción de la competencia literária, que terá seu encerramento amanhã, dia 13 de dezembro. As aulas, voltadas para professores de literatura, estão sendo ministradas no miniauditorio da DIAC (Campus Natal Central), em espanhol, pelo Prof. Dr. Xaquín Núñez Sabarís, chefe do Departamento de Estudos Românicos para pós-graduação, da Universidade do Minho, Braga – Portugal.

O curso tem como objetivo revisar a relação língua e literatura, reconsiderar o papel do aluno no ensino da literatura, refletir sobre as práticas pedagógicas implicadas e propor modelos pedagógicos do ensino da literatura, baseados no enfoque comunicativo e de competências.

Página da V Jornada Hispânica Nacional e II Internacional: http://jhispanica.wix.com/2012

Veja algumas imagens do evento na galeria de fotos!