Estrutura Administrativa do Campus é tema de debate na próxima quarta (22)

Todos os servidores técnicos-administrativos estão convidados

Publicada em 16/09/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A Direção Geral do Campus Natal-Central, em comum acordo com os servidores técnicos-administrativos que participaram de reunião nesta sexta (17), sobre o Regimento Geral do IFRN e a nova Estrutura Administrativa do IFRN, decidiram marcar novo debate para a próxima quarta (22), às 9h, no miniauditório, com a presença dos representantes do Conselho Superior (CONSUP) que atuaram na formalização das referidas propostas.

Na ocasião, o diretor do campus, Enilson Araújo Pereira, manifestou suas preocupações com a reestruturação organizacional proposta, que extingue coordenações, rebaixa as diretorias acadêmicas para departamentos e unifica, entre outros, os Departamentos de Administração e Finanças, que têm grande volume de atribuições.

Em documento divulgado pelo referido diretor, há uma exposição de motivos em defesa da permanência da atual estrutura administrativa do campus. Confira:

"A comissão do Campus Natal-Central reunida nesta quarta-feira (16), no gabinete, analisou a proposta de Regimento Geral do IFRN e a proposta de estrutura administrativa para os campi. A partir disso, traçou uma agenda de discussão com a comunidade que irá até o dia 27 de outubro. O primeiro encontro será nesta sexta-feira, 17/09, às 10h, no miniauditório.

Isto se deve à forma como o Campus Natal-Central foi tratado a partir da estruturação da proposta feita pela comissão do CONSUP. Na proposta, o campus sofreu grandes perdas que elencaremos a seguir.

As diretorias acadêmicas foram rebaixadas para departamento, desapareceram as coordenações de Educação Física, Eventos, Registro Acadêmico, Compras e informática, além do departamento de Orçamento e finanças.  Na Diretoria de Educação e Ciências foi proposta a extinção da diretoria e a criação de dois departamentos (Educação superior e Educação Geral).

No entendimento da nossa Comissão, a estrutura proposta não atende à magnitude e à complexidade do Campus Natal-Central. O campus possui, até então, seis diretorias, sete departamentos para gerir 300 docentes, 270 técnicos administrativos e cerca de 5.000 alunos. Além disso, possui quase 50% dos núcleos de pesquisa do IFRN.

Na parte esportiva tem se destacado representando o IFRN em competições nacionais, regionais e locais, com sucesso. Portanto, não pode ficar sem coordenação.

Todas as outras coordenações extintas, por enquanto, são imprescindíveis. Por isso a Comissão do Campus Natal-Central está realizando uma série de debates com os três segmentos acadêmicos, que se inicia amanhã com os técnicos administrativos, às 10h,  no mini-auditório. Esta agenda continuará na próxima semana com reuniões conjuntas nas diretorias, conforme calendário abaixo e se estenderá até, provavelmente, 27 de outubro, quando deverá encaminhar ao CONSUP sua proposta final.

A comissão terá uma audiência com o Reitor Belchior de Oliveira Rocha no dia 24 de setembro, às 9h, com a presença dos diretores acadêmicos, entidades estudantis e com o Diretor Geral do Campus Natal-Central, onde será tratado o assunto e suas repercussões junto à comunidade interna.

No entendimento do Diretor Geral, prof. Enilson, devido à complexidade, à importância, e ao tamanho do Campus Natal-Central, torna-se muito difícil administrar o campus com a estrutura proposta. A compactação da estrutura, como foi proposta, não atenderá às necessidades do fazer acadêmico e administrativo. Defende a manutenção da estrutura atual com pequenos ajustes para maior.

O Campus Natal-Central é o maior  e mais antigo campus do IFRN. Devido às suas peculiaridades, merece tratamento melhor por parte de todos. Por seus serviços e pelo que representa para o IFRN, merece ser melhor tratado nesta reestruturação.

Acredita que o entendimento prevalecerá e acredita na sensibilização da comunidade e da comissão do CONSUP e Reitoria no atendimento de suas proposições.

Sobre o Regimento do IFRN em si, avalia que trouxe grandes avanços no tocante à participação democrática, com a criação dos órgãos colegiados por diretoria, curso, conselho escolar e conselho de classe. As comissões de assessoramento, como ética, CPA, CPPD, CIS/ PCCTAE, ouvidoria e auditoria interna darão um caráter mais participativo à instituição.

Direção do Campus Natal-Central.

Agenda de discussões

Proposta do Regimento Interno (atualizado no dia 10 de setembro)

Proposta de Estrutura