Laboratório

"IFMAKER CNAT": novo laboratório será um marco para Pesquisa e Inovação

Projeto foi aprovado em seleção do MEC

Publicada em 31/08/2020 Atualizada há 1 ano

Vista superior do Laboratório de Prototipagem

Na última sexta-feira, 28/08, o Campus Natal-Central do IFRN teve um projeto aprovado e será a sede do laboratório de prototipagem "IFMAKER- CNAT Polo Metropolitano". A aprovação foi divulgada no diário oficial como resultado da seleção realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o diretor do CNAT, professor Jonas Lemos, a concretização do laboratório é reflexo da experiência na área: "Temos no CNAT expertise em pesquisa, inovação e transferência tecnológica, razão pela qual, com a implantação do IFMaker no campus, almejamos amplificar o ambiente de integração e interdisciplinaridade já existente, que resultará na confecção de muitos produtos e geração de diversos serviços".

De acordo com o diretor de Pesquisa e Inovação do Campus Natal-Central, Handson Pimenta, o laboratório servirá de engrenagem para projetos de várias diretorias acadêmicas assim como para a própria incubadora do Campus: "Nosso laboratório de prototipagem foi aprovado dentro de uma seleção do MEC. Fantástica conquista do CNAT, que engajou grupos de pesquisa da Diacin, Diacon, Diatinf, Diaren, para a construção de um projeto sólido, o qual foi vencedor nessa seleção, juntamente com o pessoal do Campus da Zona Leste, com a contribuição do professor João Moreno e do pessoal da Engenharia, por exemplo, a arquiteta Érica Alcoforado, que ajudou na construção do laboratório. Teremos o"IFMAKER- CNAT Polo Metropolitano, um laboratório de prototipagem, que vai potencializar muito nossos projetos de pesquisa, inovação, nossa incubadora e ações de empreendedorismo".

O laboratório "IFMaker-CNAT Polo Metropolitano" atenderá diretamente a mais de 20 grupos de pesquisas das áreas de Construção Civil, Recursos Naturais, TI, Energia, Eletromecânica, Física e outras, promovendo interdisciplinaridade e integração de diversas diretorias e setores. Além disso, outros dez grupos de pesquisa dos campi, integrantes do polo metropolitano, serão beneficiados e, entre estudantes de iniciação científica, graduação, ensino técnico integrado e mestrado, serão mais de 100 pesquisadores integrados a projetos desenvolvidos no novo laboratório.

Dentre os muitos projetos vinculados ao laboratório, é possível exemplificar alguns que se encontram em desenvolvimento, tais como: "Produção de material didático tangível - projeto de elaboração de materiais didáticos, acessíveis e tangíveis para o processo de ensino-aprendizagem de disciplinas propedêuticas; Samanaú.PCD - estação de coleta de dados ambientais acessível, de baixo custo, modular e flexível;  Samanaú.TX - transmissor de satélite de baixo custo, de padrão ARGOS/SCD, para transmissão de dados  aos satélites do Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais; Totem DIVOC. - AirQ: projeto de análise automática de qualidade do Ar; Fliperamas educacionais - AccessControl.IOT - projeto de sistemas de controle de acessos, vinculados ao SUAP; AccessControl.IOT.Health - túnel de controle de acesso para combate à COVID-19, dentre outros projetos.

O compartilhamento de conhecimento e recursos de diversos trabalhos de pesquisa e empresas incubadas promoverá a criação de produtos para suprir às demandas locais, de maneira a otimizar os custos. Além disso, o IFMaker Campus Natal-Central gerará uma maior vivência empreendedora assim como viabilizará a ampliação de projetos de pesquisa e extensão, em fase de protótipo, que poderão atender a mais unidades do Instituto. Assim, através do novo IFMAKER, a Ciência e a Tecnologia se multiplicam a serviço da sociedade potiguar.