TECNOLOGIA

Campus Natal-Central sedia etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Evento acontece nos dias 24 e 25 de agosto. Entrada é gratuita

Publicada por Davi Silva em 22/08/2024 Atualizada há 1 mês

Nos dias 24 e 25 de agosto, o Campus Natal-Central do IFRN sediará a fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O tradicional evento, que já faz parte do calendário educacional e tecnológico do estado, incluirá competições nas modalidades de robótica artística e robótica de resgate. O evento é aberto ao público, gratuito e acontece durante todo fim de semana, das 9h às 17h, nas quadras do campus.

Durante os dois dias de competição, os participantes irão demonstrar suas habilidades em criatividade, técnica e resolução de problemas. Para Sara Thomaz, organizadora da etapa local e coordenadora nacional da OBR, um dos principais diferenciais desta edição é a inclusão da modalidade robótica artística. Nela, as equipes apresentarão performances que combinam arte e tecnologia, utilizando robôs de forma interativa. "A robótica artística é uma grande novidade, porque os alunos vão preparar uma apresentação que pode ser um show de mímica, uma encenação de teatro, contação de histórias ou até mesmo uma dança. E o desafio vai ser os alunos interagirem com o robô no palco. Fico feliz que a gente incluiu a arte nesta edição da OBR", conta Sara, que também é professora do IFRN.

Logo OBR

Já na modalidade de robótica de resgate, os robôs enfrentarão cenários simulados de desastres, onde terão que superar obstáculos e realizar resgates, sempre de forma autônoma. Além das competições, o evento contará com estandes interativos dos laboratórios do IFRN e dos patrocinadores, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer novas tecnologias, incluindo robôs, impressoras 3D e projetos de inteligência artificial.

A etapa estadual da OBR é apoiada pelo IFRN, RobôCiência, CNPQ e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O evento visa promover o aprendizado, a colaboração e o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe e pensamento crítico entre os jovens participantes.