Educação

Campus sedia abertura das Conferências Internacionais de Estudos em Ciências da Educação

Evento marca o início da parceria entre as Instituições

Publicada em 11/09/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Palestra "Desafios e Dilemas no Ensino Superior" marca primeiro dia do evento. Foto: Maria Clara Bezerra

A noite desta segunda-feira, 10/09, foi marcada pela abertura das Conferências Internacionais de Estudos em Ciências da Educação. O evento, que começou às 19h, marcou o início da parceria entre a Universidade do Minho e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Na ocasião, estavam presentes o Reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, o representante da Universidade do Minho, professor Doutor Almerindo J. Afonso, o Diretor do Campus Natal Central, José Arnóbio de Araújo e o Pró-reitor de Pesquisa e Inovação,  José Yvan Pereira Leite, além dos diretores dos demais campi, da comunidade externa e dos doutorandos do programa. “ Boa noite a todos e a todas. É um prazer imenso receber esse evento da Reitoria, que também é nosso. Gostaria de dar as boas-vindas a todos, tenho certeza que essa parceria será extremamente rica para o IFRN”, falou o Diretor Arnóbio de Araújo.

Após as boas-vindas do professor Arnóbio, o representante da universidade portuguesa foi convidado a proferir algumas palavras “Boa noite a todos e a todas. Gostaria de agradecer pela recepção e parabenizar pelo alto nível e qualidade desse Instituto. Quero agradecer também a todos, no nome do nosso Reitor, ao Reitor Belchior de Oliveira, ao Diretor Arnóbio, assim como ao professor Yvan que tem feito esse intercâmbio junto a nossa Universidade.” Segundo o Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, a parceria é um passo sem precedentes para que o Instituto passe a ver além dos muros e a partir desse intercâmbio internacional olhe para seus próprios questionamentos com novas soluções “É uma oportunidade que nós do IFRN estamos tendo para olhar além e encurtar essa distância que nos separa, trazendo assim novos conhecimentos para a solução dos nossos próprios problemas”.

O Reitor Belchior de Oliveira Rocha deu continuidade a solenidade e antecedeu a palestra sobre Educação. “Gostaria muito de agradecer a essa Universidade, cuja Reitoria, com mais de 500 anos, estivemos lá presentes no ano passado e fomos muitíssimos bem recebidos. Constatamos de perto a qualidade e o altíssimo nível de investigação, como se fala lá, e dizer que para toda a Instituição será um enriquecimento único, com a capacitação em nível de Doutorado de mais de cem docentes, como também de servidores técnico administrativos.”

Após o encerramento da mesa, foi iniciada a palestra de abertura, do professor Doutor Eugênio Silva, da Universidade do Minho, com o tema “Desafios e Dilemas no Ensino Superior”. A palestra discutiu a Educação no contexto atual, assim como a crise econômica que atinge o mundo e levantou questionamentos como as lógicas de convergências e de competição. “É praticamente um paradoxo que em tempos de convergência, as Universidades também estejam inseridas em um contexto de competição. Mas, é nesse contexto que a Educação atual existe”. O palestrante também ressaltou os importantes desafios das Universidades como formar profissionais e cidadãos, preparando efetivamente os graduandos para o mercado de trabalho, além de estabelecer parcerias com Instituições de outros países, como é o caso do Brasil.

servidores