EXTENSÃO

Campus Natal - Central sedia abertura da segunda fase de cursos de espanhol para profissionais do turismo

Evento aconteceu na noite desta última terça-feira, 10

Publicada em 11/03/2020 Atualizada há 1 ano

Aconteceu, na noite da última terça-feira (10), a solenidade de abertura da segunda fase do projeto de extensão “Conoce, Comprende y Dime en Español – TURISMO”, cujo objetivo é capacitar profissionais ligados ao setor de turismo no idioma espanhol. O projeto é realizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte e o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Espanhol como Língua Estrangeira (NUPELE) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN), do Sindicato dos Bugueiros do RN (Sindibuggy) e Programa Estadual do Artesanato (PROART-RN).

O evento contou com a presença da subsecretária de turismo, Solange Portela; do reitor em exercício do IFRN, Marcos Antônio Oliveira; do diretor geral do Campus IFRN Natal Central, José Arnóbio de Araújo Filho; da gerente executiva da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), Gabriela Duarte; da coordenadora do Programa Estadual do Artesanato (PROART-RN), Graça Leal; e da coordenadora do NUPELE, professora Maria Trinidad Velasco.

Nessa segunda fase, foram abertas turmas de nível intermediário para os profissionais da hotelaria e para os bugueiros que já participaram do nível iniciante. Além disso, uma nova turma foi criada para atender a outra categoria ligada ao segmento, a dos profissionais que trabalham com artesanato.

“Vamos pensar no curso de espanhol não mais como uma terceira jornada, mas como um espaço em que os profissionais vão aprender mais, se qualificar e fortalecer vínculos em um espaço de engrandecimento profissional e pessoal”, comentou o pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional e reitor em exercício do IFRN, professor Marcos Oliveira.

O diretor do Campus Natal-Central enalteceu a iniciativa, que aproxima o Instituto e seus discentes do mercado de trabalho. “Precisamos fazer esse trabalho de aproximação entre a academia e o mercado, que é importante para ambos os lados. Tenho certeza de que será uma experiência ímpar para os nossos alunos, que vão aprender sobre as necessidades de idioma de cada categoria”, comentou.

Para a subsecretaria de turismo, Solange Portela, é importante ressaltar que as ementas de cada curso são desenvolvidas sob medida. Os cursos são personalizados com o objetivos de atender a especificidade de cada grupo. Um privilégio que os bugueiros, artesãos e profissionais da hotelaria estão tendo nessa parceria que a secretaria desenvolveu”, afirmou a gestora.

extensao