Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

COLAÇÃO DE GRAU

Campus Natal-Central realiza novas colações de grau em modalidade remota

Cerimônias aconteceram nos dias 26 e 27/01 e estão disponíveis no canal do YouTube

Publicada em 26/01/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Cerimônias ocorreram em modalidade remota, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Na noite desta quarta-feira, 26 de janeiro, aconteceu a Colação de Grau dos concluintes do semestre 2021.1 dos cursos de Licenciatura em Física, Matemática e Geografia, além do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores do Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN. O evento ocorreu de forma remota, através da plataforma Microsoft Teams, e foi transmitido pelo canal no YouTube do Campus - Natal Central.

Após os procedimentos protocolares, como o juramento, o requerimento e a concessão do grau, se seguiu o momento dos discursos. O orador da turma, Wellington Júnior da Conceição, ressaltou a ajuda das famílias e da comunidade escolar do CNAT na trajetória acadêmica dos formandos da noite. "Gostaríamos de agradecer pelo apoio familiar, divino e fraterno que recebemos nos últimos anos. Gostaríamos também de agradecer aos nossos professores, por exercerem suas profissões com dignidade, excelência e profissionalismo. E também ao IFRN - Campus Natal-Central, pela formação que recebemos. Iremos utilizá-la com excelência, em prol de construirmos uma sociedade melhor", destacou Wellington.

O Diretor de Ensino do Campus Natal-Central, professor Plácido Neto, em seu momento de fala, relembrou a vida e a obra do professor Allyson Soares, falecido na última quarta-feira, dentro do IFRN. Em discurso emocionado, Plácido relembrou sua trajetória ao lado do colega: ambos ingressaram juntos, através de concurso público, como docentes na instituição e logo se tornaram amigos. Em sua fala, Plácido lembra como Allyson, que foi escolhido como um dos patrono das turmas concluintes, era um professor atuante e participativo, sempre sorridente e bem-humorado. "Na última semana, o professor Allyson foi muito lembrado e homenageado, naqueles momentos a gente viu o quanto ele era querido, o quanto as pessoas gostavam dele", lembrou.

O professor Jonas Lemos, diretor-geral do Campus Natal-Central, em seu discurso aos formandos, apontou para a esperança de dias melhores. "Esperamos muito em breve que essas dificuldades sejam superadas, que a pandemia seja debelada, e que possamos ter o nosso convívio restaurado", disse. Jonas também fez menção à memória e à partida de Allyson, que permaneceu como diretor da Diatinf durante toda sua gestão, e finalizou sua fala com uma breve reflexão. "Desejo muito sucesso e muita saúde. Valorizem cada momento com seus familiares. A vida é passageira, é efêmera", concluiu.

Em sua fala, o professor José Arnóbio de Araújo Filho, reitor do IFRN, destacou o papel social e educativo que o Instituto exerce na sociedade. No entanto, Arnóbio não deixou de falar sobre a partida e o legado do seu antigo colega de docência dos seus tempos de CNAT. "Allyson tinha uma gratidão e um amor muito grande por essa instituição. Espero que onde quer que ele esteja, ele ilumine os nossos caminhos", disse o reitor.

Solenidade simples

Na manhã seguinte, 27 de janeiro, dois alunos dos cursos de Engenharia de Energia e uma concluinte de Tecnologia em Gestão Ambiental colaram grau em cerimônia simples. A solenidade, que contou com a presença do diretor-geral do Campus Natal-Central, de diretores acadêmicos, coordenadores e homenageados, foi transmitida pelo canal do YouTube do CNAT. 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas