LAMIE
Campus Natal-Central realiza nova entrega de computadores restaurados
A Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes foi a instituição contemplada
Publicada por Davi Silva em 05/06/2023 ― Atualizada há 1 ano, 6 meses
Em mais uma ação do Laboratório de Manutenção de Instalações Elétricas (LAMIE), da Diretoria Acadêmica de Indústria, o Campus Natal-Central do IFRN efetuou outra entrega de computadores recuperados à uma instituição pública. A Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, em Parnamirim, foi contemplada com doações de máquinas em pleno funcionamento - fruto do trabalho de docentes e estudantes que compõem o LAMIE.
Com 5 anos de existência, o projeto é coordenado pelo professor Alessandro Pontes Cavalcanti e já recuperou dezenas de equipamentos eletrônicos considerados inutilizáveis pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN). Entre os equipamentos recolhidos, estão notebooks, desktops e também impressoras. O projeto visa restaurar o funcionamento destes materiais com a manutenção adequada a cada caso, como a troca de peças e o conserto de partes quebradas. Após a reciclagem das máquinas, acontece a doação do material à instituições de ensino para utilização destes em aulas, estudos ou para fins de uso de administração escolar.
Segundo o professor Alessandro, já foram repassados mais de 200 computadores, estabilizadores, monitores, teclados e mouse recondicionados às instituições de ensino para uso na melhoria da qualidade do ensino e da inclusão digital. "Além de recuperação dos equipamentos de informática o projeto também contempla os alunos e servidores com esses equipamentos minimizando o impacto do lixo digital no meio ambiente", ressalta Alessandro.
Para Izaac Shallon, professor de informática da escola Brigadeiro Eduardo Gomes, destacou a importância social e ambiental dessa ação do laboratório. "Ficamos muito agradecidos. É um projeto muito útil para a sociedade, não apenas pela questão do lixo eletrônico, que é muito importante, mas também pelas peças e máquinas que foram recuperadas e estão sendo inseridas novamente na sociedade, como escolas públicas", explica.
O principal impacto do projeto é promover a inclusão digital e somar ao atendimento das necessidades educacionais locais. "O objetivo do LAMIE é recuperar esses equipamentos doados pelo TRE e repassar às instituições públicas de ensino que precisam de equipamentos para incluir socialmente os alunos destes espaços", destaca o professor Romilson Barros, que compõe a equipe de professores à frente do laboratório.
O LAMIE também recebe doações de terceiros que desejam se desfazer de equipamentos de TI, como computadores, mouses, impressoras e teclados. O laboratório se encontra no prédio do NIT, no Campus Natal-Central. Os interessados também podem entrar em contato com o professor Alessandro pelo telefone (84) 99916-5819 ou pelo seguinte e-mail: alessandro.cavalcanti@ifrn.edu.br.
- Palavras-chave:
- Computadores LAMIE DIACIN Brigadeiro Eduardo Gomes