Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Cnat e instituições parceiras realizam Abril Indígena 2025

Evento acontece no Cnat dias 29 e 30 de abril

Publicada por Claudia Collaco em 29/04/2025 Atualizada em 29 de Abril de 2025 às 14:45

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade (NEGÊDI) do IFRN, os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e Núcleos de Arte (NUARTE) dos campi Mossoró e Natal-Central do IFRN, os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a YaloDê Afroacademia e demais instituições parceiras realizam, nos dias 29 e 30 de abril, programação especial do Abril Indígena 2025.

Sob o tema “Povos indígenas, resistência e ancestralidade em defesa da vida”, o evento visa fortalecer os diálogos cruciais sobre a ancestralidade, território, educação e direitos dos povos originários em nosso estado e no Brasil.

A comissão organizadora convida a comunidade escolar para enriquecer as discussões e demonstrar apoio a esta importante iniciativa que busca valorizar o protagonismo indígena e fomentar espaços de resistência e formação crítica.

Programação

🗓️ 29/04/2025
📍 Presencial - IFRN CNAT
🕟 16h30 – Miniauditório Central - Bloco C

  • Lançamento do Documentário: Catu, resistência, eu sou, porque nós somos.
    Palestrante: Meyriane Costa de Oliveira (Liderança, Comunidade Indígena de Catu)
    Mediador: Professores Francisco Carlos e Andressa Lima da Silva (CNAT)
    Prévia do Documentário: Link de acesso ao documentário
  • Lançamento do Livro: Os Herdeiros da Jurema
    Palestrante: Eva Potiguara
    Mediação: Professora Kalina Alessandra Rodrigues de Paiva (CNAT)

🗓️ 30/04/2025
📍 Presencial - IFRN CNAT

🕖 7h às 8h30 – Bosque professor Nivaldo Calixto

  • Oficina: Pinturas corporais e grafismos indígenas
    Oficineiro: Pajé Rafael Potiguara Mendonça (Pajé Pyrang Potiguara Mendonça)
    Mediação: Professoras Kalina Alessandra Rodrigues de Paiva e Andressa Lima da Silva (CNAT).

As atividades presenciais serão realizadas no dia 28 de abril na UERN, e nos dias 29 e 30 de abril, nos campi Mossoró e Natal-Central do IFRN. Com o intuito de promover uma rede de mobilização acadêmica e social focada na construção de uma educação antirracista, pluriepistêmica e decolonial, haverá eventos ao vivo no YouTube pelo canal do NEGÊDI (https://www.youtube.com/live/atUFsO1omF8).

Inscrição via SUAP:
https://suap.ifrn.edu.br/eventos/inscricao/1/7380/

Abril Indígena
Abril Indígena

Palavras-chave:
Abril Indígena IFRNCNAT

Notícias relacionadas