LUTO

Campus Natal-Central publica nota de pesar pelo falecimento da professora Luzia Vieira de França

Ex-diretora da instituição faleceu na manhã desta sexta-feira, 16 de dezembro

Publicada em 16/12/2022 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Nesta sexta-feira, 16 de dezembro, faleceu a professora aposentada Luzia Vieira de França, aos 88 anos. Natural da cidade de Pau dos Ferros, Luzia nasceu em 13 de dezembro de 1934. Odontóloga de formação, ela se encontrou profissionalmente na área da educação, dedicando sua força de trabalho à carreira docente. A professora Luzia foi a única mulher a ocupar o cargo de dirigente máximo na história dessa instituição até o presente momento. Foi eleita diretora da antiga ETFRN em 1986, mesmo ano em que ocorreram as primeiras eleições diretas para o cargo de diretor da instituição.

Luzia ingressou na ETFRN em abril de 1970 como professora de Ciências Biológicas, tendo exercido posteriormente as funções de Coordenadora de Supervisão Pedagógica e Apoio Didático e Chefe do Departamento de Ensino. "Professora Luzia contribuiu muito com a construção e consolidação dessa Instituição. É um símbolo da luta pela educação, pela democracia e pela autonomia e liberdade das mulheres enquanto pessoas atuantes socialmente. Nosso reconhecimento e nossos agradecimentos por isso e toda a nossa solidariedade aos familiares e amigos", destacou o reitor do IFRN, professor José Arnóbio. Ela também foi professora do Ensino Médio do Estado entre 1956 e 1970, além de ter sido professora de Psicologia e Pedagogia do Curso Normal Regional, em Pau dos Ferros.

O Diretor-Geral do Campus Natal-Central, professor Jonas Lemos, destaca com admiração a gestão da ex-diretora da Instituição. "Tenho ótimas recordações da professora Luzia. Quando concluí o meu curso de Mineração, em julho de 1985, naquela ocasião ela era a gestora principal da ETFRN. Ela deixou registrada uma gestão competente, eficaz e voltada para o bem-estar dos alunos e servidores", concluiu o professor Jonas.

O velório acontece a partir das 7h deste sábado, 17 de dezembro, no Grupo Vila Flor, localizado na Avenida Xavier da Silveira, 1743, em Morro Branco. O sepultamento ocorre no mesmo dia no Cemitério Público de Nova Descoberta, às 11h.

A comunidade escolar do CNAT emite seus votos de pesar e de solidariedade para toda a família, colegas servidores e demais amigos neste momento de luto.

servidores