Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Estudo

Campus Natal-Central participa de estudo sobre Programa Jovem Aprendiz

Consultoria realizou rodas de conversa com professores e alunos integrantes do programa

Publicada em 31/07/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Em parceria com a consultora representante do Ministério da Economia/PNUD, Nilva Schroeder, o assessor de estágio e do Programa Jovem Aprendiz no Campus Natal-Central do IFRN, Thiago Loureiro, está colaborando com o estudo sobre experiências na área de TICs, no âmbito do Jovem Aprendiz. “O IFRN é referência no Brasil quando o assunto é jovem aprendiz. Somos pioneiros e estamos num estágio bastante avançado. Participar desse importante estudo é um reconhecimento de toda a expertise da instituição. O estudo pretende ampliar o jovem aprendiz na Rede Federal e sermos a referência é motivo de orgulho para todos que fazem a instituição”, ressaltou o docente.

Trata-se de um estudo que objetiva realizar um diagnóstico relativo à contratação de aprendizes pelo setor de Tecnologia da Informação e Comunicação e assim obter subsídios para o desenvolvimento de programa de aprendizagem profissional específico para esse setor. De acordo com a consultora do Ministério da Economia, “O IFRN é um dos institutos federais que possui maior oferta de vagas no Programa Jovem Aprendiz. Por isso, é muito importante a participação de professores e estudantes, nesta pesquisa, para que se possa conhecer suas percepções sobre o programa. Os estudantes ressaltaram a importância da experiência nas empresas, afirmaram que essa experiência vem complementar o que eles têm aprendido no curso”. Na visão do aluno participante Daniel Hernique Silva de Oliveira, participar do Jovem Aprendiz tem sido uma experiência “muito boa porque testa e amplia meus conhecimentos”.

Foram realizadas rodas de conversa com professores que atuam nos cursos técnicos em Informática para Internet e em Manutenção e Suporte em Informática, além de outra roda de conversa com alunos desses cursos que estão contratados através do Programa Jovem Aprendiz. Os encontros online aconteceram em duas ocasiões. A primeira, voltada para os alunos, foi no dia 27/07, e a segunda, que reuniu os professores, foi no dia 29/07, às 19h.

Segundo o professor Anderson, do curso de Manutenção e Suporte, “É um estudo muito importante, pois visa avaliar o alinhamento e a efetividade dos cursos e programas de aprendizagem profissional às tendências do mundo do trabalho, no contexto da indústria e serviço 4.0”. Já o docente José Álvaro de Paiva, do mesmo curso do CNAT, ressaltou que a consultoria será essencial para ampliação e melhorias: “Na minha opinião, a pesquisa realizada é fundamental não só para o IFRN, mas para todas as instituições que participam e formam alunos para o programa Jovem Aprendiz. Penso que, a partir de uma análise detalhada dessas informações, será possível corrigir os problemas e ampliar o programa”. Ambos os docentes fizeram a ressalva de que é preciso haver uma maior divulgação junto às empresas assim como mais investimentos em relação à infraestrutura de laboratórios. A consultoria está sendo realizada com participantes do IFRN, do Senai e do Senac.