Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Administração

Campus Natal Central inova com salas modelo e sistema de segurança para acesso

Mudanças organizacionais objetivam melhor acessibilidade e segurança

Publicada em 08/05/2014 Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:10

Foto: Joana Lima.
Foto: Joana Lima.

A Direção do Campus Natal Central (CNAT) está promovendo mudanças com projetos de inovação tecnológica, design e segurança para a comunidade escolar.  Segundo o diretor-geral do CNAT, Arnóbio de Araújo Filho, as alterações são necessárias para melhorar a acessibilidade: “Uma das questões principais é a dimensão da nossa escola, as pessoas entram aqui e ficam perdidas. Por isso, para melhorar a acessibilidade que, ao contrário do que muitos pensam, não diz respeito apenas aos portadores de necessidades especiais, fizemos uma reformulação da sinalização dos ambientes. Outro ponto é em função da violência que cresce, por isso precisamos garantir o controle de acesso à escola, tanto de pedestres como de carros”. Os projetos que estão sendo instalados progressivamente visam uma melhor sinalização dos ambientes com novo layout das placas, implantação de salas de aula modelo e também de um sistema informatizado de acesso ao Campus. Além dessas mudanças, há projeto para futura ampliação do estacionamento para visitantes, caso seja aprovado no plano diretor.

Segundo o diretor da Tecnologia da Informação, Frederico Silveira, haverá um sistema de controle de acesso ao CNAT que visa garantir mais segurança a todos que frequentam o Instituto: “Nós faremos o cadastro dos visitantes para termos esse controle de quem entra e sai, além da motivação da visita. Já os professores, administrativos e alunos terão um cartão de acesso. No que se refere às vagas de estacionamentos, haverá um percentual destinado a cada segmento, para se distribuir melhor e não acontecer mais de carros ficarem estacionados fora das áreas destinadas a esse fim. É importante ressaltar que essas mudanças vão trazer benefícios a todos, especialmente quando se pensa em garantir segurança efetiva”.

As transformações também vão atingir às salas de aula que, gradativamente, devem mudar de visual. A intenção é melhorar o design e a funcionalidade do espaço, agregando assim valor ao ambiente de aprendizagem. De acordo com o coordenador de Manutenção, Alessandro de Lima Nóbrega, inicialmente são três as salas já com essa nova disposição estrutural, porém o objetivo é que no futuro o modelo seja assimilado para todas: “Começamos com as salas C1, C2 e C12, mas a ideia é reproduzir essas adaptações nas demais. As janelas e portas mudarão de lugar, a localização dos quadros também e o tipo da lousa, que deixará de ser a tradicional branca para a de vidro. A lousa de vidro facilita a limpeza e manutenção, fora a durabilidade”

Segundo Alessandro Nóbrega, as lâmpadas das salas modelo serão substituídas pelas de led a fim de economizar energia e melhorar a sustentabilidade do Campus. As paredes serão pintadas com faixas vermelha e verde na parte superior, permanecendo branca na inferior, remetendo às cores da Instituição. A reforma visual também poderá ser percebida nas novas placas de sinalização dos ambientes, projetadas pela Coordenação de Comunicação Social. As mudanças ainda incluem um sistema de cartão eletrônico junto à entrada das salas modelo, no qual ao retirar o cartão, o professor automaticamente desligará a energia, otimizando tempo e evitando desperdício energético.