EXTENSÃO

Campus Natal-Central inaugura Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal para serviços de comércio exterior

Cerimônia ocorreu na quarta-feira, 28, no auditório do Museu de Minérios

Publicada por Davi Silva em 30/06/2023 Atualizada há 1 ano

A aula inaugural do Núcleo de Apoio contábil e Fiscal do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Natal-Central aconteceu na manhã da última quarta-feira, 28, contando com a parceria e a presença da Delegacia da Receita Federal em Natal. O evento aconteceu no auditório do Museu de Minérios do Rio Grande do Norte.

A abertura contou com as falas de Simone Gouveia, chefe de divisão de atendimento da RF04, bem como da coordenadora do Curso de Tecnologia em Comércio Exterior do CNAT, Elisângela Meireles, e o diretor-geral do Campus Natal-Central, Jonas Lemos, que agradeceu a parceria com a Receita Federal e reconheceu a importância dos esforços docente para o desenvolvimento do curso, que completa 20 anos em setembro deste ano, além da participação dos estudantes nas atividades de extensão promovidas no NAF para formação integral do futuro profissional.

A aula inaugural teve como tema "A função social do tributo". A palestra proferida pela chefe da Seção de Comunicação Institucional da 4ª Região, Roberta Batista Lima, que trouxe à comunidade acadêmica presente no evento a reflexão sobre direitos e deveres do cidadão e como a arrecadação e aplicação dos tributos contribui para o bem-estar sócio econômico do país.

As atividades do NAF/CNAT estão inseridas na esfera da extensão, em consonância às searas do ensino e pesquisa, que também são pilares institucionais. Para a professora Elisângela Meireles, o evento de lançamento do NAF ratifica uma importante parceria institucional com a Receita Federal do Brasil. "É como mencionou Roberta durante sua palestra: o Núcleo poderá ofertar ao público informações e orientações em âmbito fiscal, como também na área aduaneira do Comércio Exterior, por contar com o curso de tecnologia nessa área de atuação", explica.

Após as formalidades, a Diretora de Extensão do Campus Natal-Central, Brenda Camilli, conduziu o grupo da RF04 para conhecer os espaços onde serão desenvolvidas as atividades do NAF.

Comércio Exterior
NAF