Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PARCERIA

Campus Natal-Central firma parceria com CAP para promover capacitação sobre educação inclusiva

Projeto envolve a participação da Funcern e da SEEC, além do CNAT e do Campus Zona Leste

Publicada em 21/03/2023 Atualizada há 1 ano, 8 meses

Grupo se reuniu com diretores dos campi Natal-Central e Natal-Zona Leste. Fotos: Davi Severiano/Glácio Menezes.

No dia 2 de março aconteceu uma reunião para firmar parceria entre o Campus Natal-Central do IFRN, a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) e o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP). A iniciativa tem como objetivo oferecer o projeto formativo "Tecendo Práticas Pedagógicas para a Educação Inclusiva das Pessoas com Deficiência Visual”. Estiveram presentes no encontro o diretor-geral do Campus Natal-Central Jonas Lemos; Teotônio Roque, representando a Funcern; e as professoras Andréa Gurgel e Kilzy Mendonça, em nome do CAP.

O projeto é uma parceria entre o CAP e a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, que visa promover a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência visual na educação pública. Com carga horária de 60 horas, dividido em seis módulos que abrangem desde o sistema braille até a audiodescrição, o curso é voltado para profissionais da educação que trabalham diretamente com estudantes que possuem deficiência visual. 

A reunião contou com a presença do professor Jonas Lemos, como Diretor-Geral do Campus Natal-Central; Teotônio Roque, representando a Funcern; e de Andrea Gurgel, professora no Centro de Apoio Pedagógico para atendimento às Pessoas com Deficiência Visual Professora Iapissara Aguiar - CAP RN. A docente destacou a abertura que o CNAT teve em recebê-la para pôr o projeto em prática. "Em 2023, realizaremos a quinta edição desta formação com uma parceria que consideramos importante, à qual agradecemos ao professor Jonas, que prontamente nos atendeu e se colocou à disposição para que o evento aconteça”. 

O CAP é uma instituição pública estadual, vinculada à Subcoordenadoria de Educação Especial - SUESP, da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer - SEEC. No curso, serão ministrados temas como sistema braille, adaptação tátil, orientação, mobilidade (OM) e Práticas Educativas para uma Vida Independente (PEVI), além de informática acessível e audiodescrição. Essa parceria vai se concretizar também com o Campus Natal-Zona Leste e será incluído no SUAP como curso de extensão.

O professor Jonas Lemos destacou a importância dessa união. “Essa colaboração é de suma importância para a construção de uma educação pública de qualidade e acessível para todos. Estamos felizes em poder contribuir para a formação de profissionais que atuam na inclusão de pessoas com deficiência visual e esperamos que essa parceria seja a primeira de muitas outras que possam surgir no futuro”, declarou. Além disso, o diretor-geral destacou a importância da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) na articulação das partes envolvidas para que o projeto tomasse forma e acontecesse.

Palavras-chave:
ensino extensao

Notícias relacionadas