Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

NOTA DE FALECIMENTO

Campus Natal-Central emite nota de pesar pelo falecimento de professores

Docentes Tércio Freire e José Paulino de Carvalho estavam aposentados

Publicada em 25/03/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

É com grande pesar que a Direção-Geral do Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN comunica o falecimento dos docentes Tércio Luiz Gonzaga Freire e José Paulino de Carvalho. O professor Tércio faleceu na quinta-feira, 17 de março, vítima de um câncer no pulmão. Entrou no serviço público em 1975 e em 1987 entrou na Instituição. Foi diretor da Diretoria Acadêmica de Ciências (DIAC) por vários anos, se aposentando em 2009.

Para o amigo e professor aposentado, Antônio Araújo Sobrinho, Tércio foi um colega que jamais será esquecido pelo companheirismo e amabilidade com que tratava os colegas. "Posso dizer que conheci Tércio ainda como estudante de literatura na UFRN. Fomos colegas de curso. Estudávamos juntos nos finais de semana e enfrentamos os desafios da vida acadêmica. Depois nos encontramos trabalhando. Trabalhamos na rede estadual durante algum tempo e, nos encontramos na condição de professores da ETFRN. Eu entrei em 1985 e ele dois anos depois. Fui coordenador de Física e ele foi, durante minha gestão, um colega que sempre colaborou com meu trabalho. Seu trabalho sempre foi pautado por uma dedicação e profissionalismo. Depois eu passei a ser por ele coordenado e tive total apoio dele para a realização de meu trabalho. Trata-se de uma lembrança que guardo com muito carinho", concluiu professor Araújo. A servidora, Nina Maria, lamentou muito a partida do colega "foi muito bom trabalhar com Tércio". 

O professor José Paulino de Carvalho faleceu na última quarta-feira, 24 de março, devido a complicações da diabetes. Paulino entrou na Instituição em 1981 e aposentou-se em 1998. Segundo Gilson Garcia, diretor da Diretoria de Indústria (DIACIN), "Paulino foi Engenheiro da Cosern na década de 70 e professor do curso de Eletrotécnica, na disciplina de Máquinas Elétricas. Foi professor dessa mesma disciplina na UFRN. Ele era muito conhecido pelos alunos. A grande maioria dos professores de hoje, do curso de Eletrotécnica do CNAT, foram alunos de Paulino".

O servidor Marinaldo da Silva comentou a vivência com ambos os professores: "Convivi com os dois na época de aluno e como servidor. Duas perdas lamentáveis, assim como a de muitos outros colegas servidores que também se foram. Excelentes profissionais e grandes seres humanos". 

A comunidade escolar do CNAT se solidariza com familiares e amigos dos professores Tércio e Paulino nesse momento de dor e separação.

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas