Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

LUTO

Campus Natal - Central emite nota de pesar

Pioneiro na área de mineração no RN e ex-aluno da primeira turma de mineração faleceu nesta segunda, 13

Publicada em 13/03/2023 Atualizada há 1 ano, 8 meses

É com grande pesar que o Campus Natal-Central se manifesta acerca do falecimento de Jonas da Costa Barboza, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 13. Jonas fez parte da primeira turma do Curso Técnico em Mineração, que completa 60 anos em 2023, sendo também um dos primeiros concluintes da área, formando-se no ano de 1965, quando esta instituição ainda era nomeada como Escola Técnica Industrial e localizava-se na Avenida Rio Branco, no centro de Natal.

Jonas formou-se em uma turma de cerca de 10 alunos, e imediatamente à formatura, ele e seus colegas já ingressaram no mercado de trabalho na cidade do Recife, para trabalhar na SUDENE. Dali seguiu-se uma bem-sucedida carreira profissional, onde seguiu trabalhando em grandes empresas do ramo de mineração, como a Rio Doce Geologia e Mineração (DOCEGEO), e atuou nos estados do Amazonas e da Bahia. Com reconhecimento nacional e até internacional, ele foi um dos precursores da modalidade de mineração no Rio Grande do Norte, sendo fundamental na consolidação do curso de Mineração como um grande centro de formação de técnicos no RN e, posteriormente, no Brasil. 

Marcos Maia, professor decano do IFRN e também estudante egresso desta instituição - formando-se em 1973 e ingressando como docente no ano de 1979 -, lembra com carinho do colega de profissão. "Ele sempre será lembrado como um profissional dedicado, competente e comprometido com a sua área de atuação. Nós, ex-alunos e professores do curso, lamentamos profundamente a perda de Jonas e enviamos nossas mais sinceras condolências aos seus familiares e amigos. Que Jonas descanse em paz e que a sua contribuição para a área de mineração seja sempre lembrada e valorizada", disse Maia.

João Maria Gomes, colega de turma de Jonas Barboza, também prestou suas condolências diante do falecimento. "Fiquei supreso com à notícia da partida de Jonas. Foi da turma de 65, e também estagiou comigo no Departamento de Geologia da SUDENE, em 1967. Assim é a vida; agora ele está em outro plano espiritual", comentou. 

O velório teve início às 8h, seguido por uma missa de corpo presente realizada às 15h. O sepultamento ocorreu às 16h, no Morada da Paz de Emaús.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas