Campus Natal-Central conquista segundo lugar no RoboCup Junior Soccer

João Rafael e Lucas Moura, alunos do Campus Natal-Central, foram destaque no maior evento latino-americano sobre robótica

Publicada em 13/11/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

João Rafael e Lucas Moura, do Campus Natal-Central, conquistaram segundo lugar no maior evento latino-americano sobre robótica.

Os estudantes João Rafael e Lucas Moura, dos cursos técnicos em Manutenção e Suporte em Informática e de Informática para Internet, do Campus Natal-Central do IFRN, com orientação do professor Alysson Soares, conquistaram o segundo lugar na RoboCup Junior Soccer.  O RoboCup é uma das competições do Robotica 2017, maior evento sobre a área na América Latina. De acordo com o orientador, o desafio dos estudantes foi duplo: "Primeiro eles tiveram que desenvolver um artigo científico em língua inglesa. Só depois de aprovado o artigo, foram selecionados para competir. Importante a formação científica e tecnológica que o IFRN propicia para os estudantes ainda no ensino médio", explicou o professor. Além disso, a equipe LAICA foi classificada para a OBR nacional, tendo como representantes os alunos André Queiroz e Matheus Souza, ambos estudantes do curso técnico integrado de Manutenção e Suporte do CNAT.

Também classificado e representante da equipe, Lucas Moura, do Curso Técnico Integrado de Informática para Internet, informou que não sabia muito o que esperar, porque era a primeira vez que participava do evento: "A gente foi mesmo para conhecer e tentar corrigir os erros para a próxima edição. Estamos trabalhando bastante nisso nos últimos quatro meses e foi muito interessante ver a estratégia das outras equipes e perceber que nem sempre o que a gente espera é o que acontece". João Rafael, do curso de Manutenção e Suporte em Informática, disse ser muito gratificante participar da competição: "Tivemos alguns erros, mas conseguimos corrigir ainda durante o evento. Com o tempo de preparação que tivemos, o resultado foi muito bom".

Além de competições como o RoboCup e a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), aconteceram mostras e simpósios até o último sábado, 11/11. Do Campus Natal-Central, além do professor Alysson e dos estudantes vice-campões, integram a equipe mais três estudantes e os professores João Moreno e Sarah Sá, representantes do Laboratório de Pesquisa em Informática, Comunicação e Automação (Laica). "Oficialmente, eu quem orientei João e Lucas, mas no Laica trabalho o tempo todo com cooperação. Todos os professores do IFRN aqui presentes colaboraram com a aprendizagem e o desempenho dos alunos", explicou Alysson, professor integrante do Laica.

O Campus Natal-Central ainda contou com quatro publicações no Workshop of Robotics in Education (WRE 2017), duas das quais foram classificadas como os melhores artigos do evento. O artigo BlockEduc - A Tool for Visual Programming of Robots on Dynamic Environment W-Educ, de autoria da professora Sarah Sá e da aluna Samara Revoredo, e o artigo "Design and Development of a Mechanism for Rubiks' Clube Solution Aiming Robotics Teaching", de autoria dos professores Plácido Neto, João Moreno e da aluna Samara Revoredo.

Edição 2019

Campus Natal-Central do IFRN concorre para sediar a edição 2019 de Robotica. O Campus foi sede da fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica nos dias 10 e 20 de agosto de 2017. Na última quarta-feira (8/11), o diretor-geral do Campus, Arnóbio Araújo Filho, e o professor Alysson Soares, diretor acadêmico de Gestão e Tecnologia da Informação, defenderam a candidatura da unidade de ensino, pesquisa e extensão do Instituto para sediar a edição do Robotica de 2019.

Veja mais em:

Estudantes do IFRN apresentam projetos no maior evento latino-americano sobre robótica