Campus Natal Central conquista o conceito 4 em avaliação institucional do MEC
Em itens como inovação tecnológica, infraestrutura, espaços de convivência e de alimentação, a Instituição foi avaliada com conceito máximo: 5
Publicada
em 02/12/2016
― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:33
Mostrar aos avaliadores do INEP-MEC a excelência na função social desempenhada pelo Campus Natal-Central do IFRN junto aos cursos de nível superior: esse era o desafio da Instituição no período de 16 a 18 de novembro. Durante esses dias, o Campus Natal Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte recebeu a visita de avaliadores do INEP para o processo de recredenciamento como Instituição de Ensino Superior (IES). O resultado foi mais do que satisfatório: o conceito 4, que atesta "perfil muito bom de qualidade", conforme o relatório de avaliação divulgado nesta sexta, 2 de dezembro, pelo próprio MEC.
Os conceitos de avaliação variam de 1 a 5. "Considerando que é a primeira vez que passamos pelo processo de recredenciamento, esse 4 tem valor de 5 e mostra a força do nosso trabalho em equipe. "Conseguimos mostrar às pessoas que não conheciam a Instituição o valor da educação pública e de qualidade que ofertamos", comemorou a diretora de Avaliação e Regulação do Ensino do IFRN, Tarcimária Gomes.
As considerações finais do relatório do MEC afirmam que o Campus Natal Central do IFRN contempla "respeito à diversidade e inclusão social", "compromisso com a construção do cidadão", como também a "defesa e promoção da educação em direitos humanos".
EXCELÊNCIA COMPROVADA
Para chegar a esse conceito, os avaliadores observaram 5 eixos: o Planejamento e a Avaliação Institucional, o Desenvolvimento Institucional, as Políticas Acadêmicas, as Políticas de Gestão e a Infraestrutura Física. Em 4 itens desses eixos, a Instituição recebeu avaliação máxima: "Inovação tecnológica e propriedade intelectual", "Instalações sanitárias", "Salas(s) de apoio de informática ou infraestrutura equivalente" e "Espaços de convivência e de alimentação".
O diretor-geral do Campus Natal-Central, José Arnóbio de Araújo Filho, lembrou de ações importantes para chegar a esse resultado, como a reforma do refeitório, que teve o objetivo de oferecer aos estudantes as melhores condições possíveis para permanecerem na Instituição. Quanto à infraestrutura das salas, foi destacado pelos avaliadores a qualidade e a atualização dos equipamentos de informática encontrados em laboratórios e salas de apoio.
Em Inovação Tecnológica, o relatório faz menção à criação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFRN, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, como também ao programa de incubadoras de empresas. O relato sobre a Incubadora Tecnológica Natal-Central (ITNC), com 13 empresas instaladas, 16 já graduadas, contrato de fornecimento de tecnologia e outros resultados de sucesso, fizeram os avaliadores considerarem que a Instituição atende, "de maneira excelente, as questões relacionadas à inovação, propriedade intelectual e empreendedorismo".
"A avaliação apontou que estamos no caminho certo para melhorar cada vez mais nosso ensino, pesquisa e extensão. São as ações planejadas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que mostram o nosso compromisso com a sociedade potiguar, com o uso dos recursos financeiros a nós destinados e com as pessoas que fazem o IFRN, sejam alunos ou servidores", explicou o reitor do Instituto, professor Wyllys Farkatt Tabosa.
CURSOS OFERTADOS
O Campus Natal-Central do IFRN oferta 4 cursos de licenciatura (Espanhol, Física, Geografia e Matemática), 9 superiores de tecnologia (em Gestão Pública, em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Comércio Exterior, em Construção de Edifícios, em Gestão Ambiental, em Comércio Exterior, em Construção de Edifícios, em Gestão Ambiental e em Redes de Computadores), um bacharelado em Engenharia de Energia, além de especializações e 3 dos 4 mestrados ofertados pelo IFRN (Mestrado Acadêmico em Educação Profissional, Mestrado Profissional em Ensino de Física e Mestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturais).
MENSAGEM DO DIRETOR GERAL
"O
resultado obtido pelo recredenciamento é a prova inequívoca de que o trabalho
coletivo é a melhor forma de alcançar as metas que nos são impostas,
diante de uma sociedade tão
competitiva e excludente como a nossa. Sendo assim, sem
citar nomes para não cometer equívocos, gostaria de
agradecer e compartilhar com todos os alunos, alunas, professores,
professoras, técnicos administrativos, coordenadores,
coordenadoras, diretores e diretoras pelo empenho e
dedicação que cada um de nós tem com esta casa de educação,
que ao longo dos seus 107 anos de existência tem proporcionado há muitas
gerações de potiguares a oportunidade de transformar vidas através da
educação. Prova esta que investir numa educação
pública, gratuita e de qualidade é o caminho que devemos trilhar
para vencermos as adversidades do cotidiano, pois educação não é custo e
sim investimento. Um parabéns a toda comunidade do IFRN, em especial a do Campus Natal Central e às
gerações passadas que contribuíram com os pilares sólidos da nossa escola". José Arnóbio de Araújo Filho, Diretor Geral do Campus Natal Central do IFRN.