Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa

Campus Natal-Central aprova 32 trabalhos no Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais

O evento acontece de 24 a 28 de novembro, em Fortaleza

Publicada por Davi Silva em 10/06/2024 Atualizada há 1 semana, 6 dias

A cidade de Fortaleza será o cenário do próximo Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECiMat), que acontece entre 24 e 28 de novembro de 2024. O evento reunirá pesquisadores, profissionais da indústria e educadores para discutir avanços em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de materiais, promovendo uma interação crucial entre ciência e tecnologia.

Neste ano, o congresso contará com a participação ativa do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Natal Central. Alunos dos cursos técnicos integrados em Mineração, Geologia, Mecânica, além de representantes dos cursos superiores em Engenharia de Energia e Engenharia Civil, tiveram 32 artigos completos aprovados para apresentação.

Os trabalhos foram desenvolvidos sob a orientação de Djalma Valério Ribeiro Neto, Flánelson Maciel Monteiro, Mauro Fróes Meyer e Tércio Graciano Machado, que compões a equipe docente e técnica do Laboratório de Tratamento de Minérios e Materiais (LT2M).

Para Djalma Neto, um dos servidores orientadores dos trabalhos, essa conquista coroa o rigor acadêmico dos pesquisadores com os frutos do investimento na educação pública federal. “A aprovação desses trabalhos é a oportunidade de publicar e apresentar para a comunidade científica e sociedade os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelo grupo de pesquisadores do Grupo de Pesquisa de Processamento Mineral no LT2M”, conta o servidor.

Participação estudantil

O que começou apenas como um interesse ganhou uma seriedade maior a cada descoberta. Essa é a história da estudante Maria Luiza, bolsista do grupo e uma das autoras entre os artigos aprovados. A aluna de 24 anos apaixonou-se pela pesquisa nas salas de aula e laboratórios do Campus Natal-Central. "Minha trajetória acadêmica se transformou desde que eu entrei no laboratório. Eu já tinha uma inclinação, mas depois que eu entrei lá, ela foi bastante reforçada", conta Maria, que garantiu que pretende seguir como pesquisadora mesmo após concluir o curso. E a aprovação dos trabalhos, para ela, só reforça o seu envolvimento com o fazer científico. "Foi uma alegria imensa, porque temos a chance de mostrar mais uma vez o que produzimos no LT2M", ela conta.

CBECiMat

O CBECiMat é apoiado pelas três principais entidades do setor: a Associação Brasileira de Cerâmica (ABCeram), a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e a Associação Brasileira de Polímeros (ABPol). O evento, de caráter bienal, existe desde 1974 e está sendo organizado por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Palavras-chave:
CBECiMat
LT2M
Pesquisa

Notícias relacionadas