Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SEGURANÇA

Campus Natal Central adotará novas medidas de segurança a partir de 02 de maio

Mudança inicial vai refletir sobre o acesso de pedestres nos três portões

Publicada em 26/04/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foto: Geraldo Peregrino

Reduzir os riscos para a segurança pessoal e patrimonial no Campus Natal Central do IFRN, apontados pela própria comunidade interna, na autoavaliação, como um dos pontos mais frágeis da instituição, é a principal meta do grupo gestor do campus ao adotar novas medidas de segurança a partir da próxima quinta-feira, 02 de maio de 2013. 

As normas contidas no documento, elaborado por uma comissão de servidores, após o estudo das fragilidades do campus e consultoria junto a profissionais especializados, terão aplicação a curto, médio e longo prazo, conforme explicou Alessandra Gabino Cavalcante, que presidiu a comissão responsável pelo diagnóstico da segurança institucional. 

Para que a comunidade acadêmica e os visitantes possam se adequar, paulatinamente, aos novos procedimentos de segurança, algumas medidas começam a vigorar no dia 02 de maio, coincidindo com o início das férias de alunos e docentes relativas ao ano letivo de 2012. 

Assim, a partir dessa data, o portão de trás, da Avenida Rui Barbosa, será exclusivo para carga e descarga de equipamentos e materiais de grande porte. Já o portão lateral, que dá acesso à Avenida Bernardo Vieira, se destinará, somente, à entrada de alunos e servidores. O visitante terá que se dirigir ao portal principal, à Avenida Senador Salgado Filho. 

Outra medida com aplicação imediata diz respeito ao fechamento dos portões de acesso ao campus das 22h30min às 6h, nos dias úteis, e às 18h do sábado até às 6h da segunda-feira. Em função disso, a entrada de alunos ou servidores nos horários em que o campus estiver fechado só será permitida mediante autorização da direção geral. 

Ao longo do mês de maio, a instituição iniciará a adequação da infraestrutura física e de pessoal necessária à aplicação de outras medidas de curto prazo, como o controle de acesso de visitantes e veículos. 

Assim, por exemplo, até que o campus construa um novo estacionamento, medida a ser executada a médio ou longo prazo, o estacionamento atual, com capacidade para 300 veículos, terá suas vagas distribuídas, diariamente, por segmento de público: 75% (225) para servidores, 20% (60) para alunos e 5% (15) para visitantes. O controle sobre as vagas destinadas aos alunos e visitantes se dará pela distribuição de fichas.       

As demais normas de segurança e seus encaminhamentos vão ser divulgados, paulatinamente. De antemão, servidores e alunos podem contribuir para o êxito das medidas utilizando seu instrumento próprio de identificação, crachá, farda ou carteira de estudante; evitando agendar eventos ou outras atividades para os finais de semana e, sobretudo, informando à coordenação de segurança sobre qualquer eventualidade.

Um dos primeiros encaminhamentos tomados para subsidiar a implantação das novas medidas será o curso de qualificação profissional para os porteiros, e para os vigilantes, que assim o desejarem, que terá carga horária de 112h e início marcado para 29 de abril.