Campus Central está de cara nova

Poda de árvores e Programa de Eficiência Energética são os destaques

Publicada em 11/08/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

As aulas do segundo semestre letivo do ano começaram nesta quarta-feira, 11, dia do estudante. Para receber os alunos - novos e veteranos, além dos professores e servidores técnicos-administrativos, o Campus Natal-Central está de cara nova.

Além da implementação do Programa de Eficiência Energética, que melhora a iluminação, moderniza o sistema de climatização e economiza energia elétrica, foi pensado um novo projeto paisagístico na passarela que dá acesso à instituição.

Paisagismo - Os canteiros estão readequados e os bancos na passarela de entrada foram recolocados no alinhamento dos jambos, para que as pessoas possam contemplar os jardins. Além disso, onze espinheiros receberam uma poda drástica, permanecendo apenas o caule. “A poda foi necessária por causa das doenças. Foi, na verdade, um corretivo para os fungos existentes. Colocamos tinta branca, que funciona como um selante para que a água não penetre na raiz da planta. Ou seja, enquanto ela passa por uma reabilitação – que deve durar 90 dias, a tinta serve como selante para que a árvore receba luz solar", afirma o professor Nivaldo Calixto, responsável pela área verde do Campus.

Ainda de acordo com o professor Nivaldo Calixto, as árvores precisam ter de quatro a cinco metros de altura, de acordo com os padrões de paisagismo urbano. Ao final dos procedimentos, três benefícios serão alcançados:

• Economia: facilita a manutenção de mão de obra. As árvores vão soltar menos folhas e vão ser podadas periodicamente;
  • Segurança: os galhos vão deixar de cair, especialmente durante o período chuvoso. Como serão mais baixas, os galhos vão ficar mais grossos, correndo menos riscos de se partir;
  • Beleza: após cerca de 90 dias, as árvores vão criar galhos novamente, possibilitando fazer a topiária, podendo ser adornada de vários formatos.

Programa de Eficiência Energética - O projeto é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, em todas as capitais do País. No Rio Grande do Norte, a ação ficou a cargo da Cosern que, através de licitação, contratou a empresa ACE para executar a obra. Até o final do mês serão trocados 2.500 pontos de luz e cerca de 90 aparelhos de ar- condicionado.

O número, que à primeira vista pode parecer pequeno, revela a dimensão do projeto quando comparado à economia de energia que pode ser alcançada: cerca de 30%. “Dar o exemplo para os alunos é fundamental, pois provavelmente eles repetirão o processo em casa, espalhando uma verdadeira onda de economia, eficiência energética e conscientização ambiental”, diz Augusto Fialho, membro da Comissão de Energia Elétrica do Instituto.

Obras – A Sala dos Servidores está quase pronta, e terá 23 boxes para estudos. Os laboratórios de Informática e os laboratórios de Construção Civil também estão sendo implementados, além da reforma das oficinas de manutenção, da construção de uma nova caixa d'água e de uma nova subestação de energia. A cantina também passa por uma reforma e mudou de administração. Começa a funcionar a partir desta segunda-feira, dia 16.

Nos próximos meses serão iniciadas outras obras: ampliação da Diretoria de Educação e Ciência (Diec), que terá novas salas de aula e salas de estudo, para professores, pesquisadores e alunos, um laboratório de pesquisa para a Diretoria de Recursos Naturais, a ampliação do setor de saúde e as obras do arquivo permanente. Além disso, os alunos serão beneficiados com a climatização das salas de aula dos blocos B e C.