Campus celebra “A Cor do Olhar”

Serão realizadas oficinas, workshop, debate e a encenação da peça “Negrinha”

Publicada em 05/07/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Campus Avançado da Cidade Alta do IFRN realiza, em Natal, nos dias 8, 9 e 10 de julho, em vários horários, um evento que valoriza “A Cor do Olhar”. Trata-se de uma série de ações destinadas a discutir e pensar o teatro através da multiculturalidade das cores.

Será aberta a exposição "A multiculturalidade através das cores", de Carlos Cartaxo, que mostra a pluralidade das etnias africanas no Marrocos, no dia 8, às 17h. O autor da exposição também irá proferir palestra às 13h30. No mesmo dia, a partir das 21h, haverá o debate "Questões Éticas da Atualidade". No dia 9, das 9h às 13h, é a vez do workshop "Ator, um autor de seu tempo", com a participação da atriz paulistana Sara Antunes, artistas e estudantes de teatro. Das 13h às 17h, também no dia 9, haverá a oficina "Teatro do Oprimido", com Cláudio Rocha.

Negrinha

O ponto alto de A Cor do Olhar é a encenação de "Negrinha", baseada no conto de Monteiro Lobato. Durante os três dias do evento, às 20h, a peça montada pela atriz Sara Antunes será encenada com entrada franca e vagas limitadas. As senhas serão distribuídas, no local, antes do espetáculo. "Negrinha" é patrocinada pela Petrobras, Banco do Nordeste e BNDES, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e de diversos parceiros locais: NAC-UFRN, SENAC, Hotel-Escola Barreira Roxa, Marenosso, Forró com Turista, Don Cervantes, Pizzaria Reis Magos, restaurantes Talher e O Mineiro, escola de informática Magnata, Opus Fotografias, Hotel Pousada Azurra e By Souto. A produção local é do IFRN, através do curso de tecnologia em Produção Cultural.

Dirigida por Luiz Fernando Marques e com arte e figurino de Renato Boletti Rebouças, Negrinha conta a história de uma menina negra que possui fascínio pelas cores das pessoas. O enredo se passa no século XIX. Através da imaginação da personagem principal, são denunciadas as contradições de sua época. O conto, aliás, é uma das obras literárias que vão ser cobradas no vestibular 2011 da UFRN.

A Cor do Olhar (peça Negrinha, exposição e workshop)

A Cor do Olhar
Dias 8, 9 e 10 de julho, em vários horários, no Campus Avançado da Cidade Alta do IFRN
Av. Rio Branco, 743, centro de Natal