SOS Enchente arrecada doações para vítimas em AL e PE

Podem ser entregues artigos de higiene e limpeza

Publicada em 30/06/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Campus Natal-Central do IFRN vai ser posto de coleta de donativos para vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco. Trata-se de uma campanha envolvendo institutos federais de todo o país. O IFRN ficou encarregado de coletar produtos de higiene e limpeza. Direção, técnicos-administrativos e estudantes estão envolvidos na campanha.

As doações podem ser feitas de 5 a 16 de julho, em três locais: na portaria externa do Campus Natal-Central, na sala do Serviço Social e próximo ao setor de protocolo, onde os servidores batem o ponto eletrônico. Qualquer pessoa pode doar: alunos, servidores e comunidade externa, mesmo em domingos e feriados, quando não há atividades acadêmicas.

Na semana seguinte às doações, após recolher os donativos e organizá-los em lotes, o IFRN vai disponibilizar um caminhão-baú para fazer a entrega do material ao Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que vai direcionar as doações também ao Instituto Federal de Alagoas (IFAL). As duas instituições tiveram campi atingidos pelas enchentes.

Campus altera rotina

O campus Barreiros do IFPE, por exemplo, se transformou em quartel general de ajuda às vítimas. A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) montou um centro de operações no campus para tentar minimizar os problemas causados pelas fortes chuvas na cidade.

O instituto disponibilizou o refeitório para preparar a alimentação a ser distribuída pela Defesa Civil à comunidade, com capacidade para produzir aproximadamente 400 refeições por dia. A cidade de Barreiros está sem luz e água. Para ajudar nos trabalhos, a Codecipe instalou, em parceria com o Governo de Pernambuco, um gerador de energia no campus.

Cerca de 110 estudantes internos foram conduzidos, sob a companhia de professores, às suas cidades de origem através de ônibus cedidos pela Reitoria do IFPE e pelo campus Ipojuca.

Devido ao estado de calamidade pública por qual passa o município de Barreiros, o campus foi obrigado a alterar seu calendário acadêmico. O reinício das aulas está previsto para o dia 2 de agosto.

Saiba mais

Campus do IFAL em Maceió se engaja na campanha de arrecadação de donativos para desabrigados

Campus Barreiros na ajuda às vítimas das enchentes