Janeiro Branco
Campanha “Janeiro Branco” promove intervenção no CNAT
No último dia de campanha, psicólogas da Diretoria de Ensino realizam intervenção no Bloco B
Publicada em 31/01/2017 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:29

Durante todo este mês o Instituto Federal do Rio Grande do Norte aderiu a uma campanha nacional intitulada “Janeiro Branco”, que visa alertar sobre a importância de cuidar da saúde mental. Vários campi promoveram palestras, rodas de conversas e intervenções falando sobre saúde mental.
No Campus Natal Central, a campanha foi promovida pelas psicólogas da Diretoria de Ensino Emanuelle Cortez, Andrezza Marreiros e Caroline Magalhães. Caroline destaca que “A campanha “Janeiro Branco” é um marco, é uma etapa de conscientização para estimular as pessoas a pensarem na sua saúde mental, contudo é importante frisar que isso deve se permanecer ao longo de todo o ano, as pessoas devem se preocupar em investir na sua saúde mental sempre.”
Para marcar o último dia de campanha, que acontece nesta terça-feira (31), as psicólogas estarão realizando uma intervenção no Bloco B, falando sobre saúde mental, suas várias perspectivas e a melhor forma de cuidar dessa área tão importante da vida de todos.
A psicóloga Emanuelle Cortez fala que a mesma atenção que damos a outras áreas da nossa vida, precisamos dar a nossa saúde mental, “Da mesma forma que investimos no nosso corpo, na nossa saúde física, que a gente procura estudar, trabalhar, investir na saúde mental deve ser um propósito de vida, é preciso cuidar do nosso bem estar emocional.”, enfatiza Emanuelle.
Campanha “Janeiro Branco”
Da mesma maneira que qualquer pessoa deve cuidar da saúde física, também deve ter uma atenção especial à saúde mental, até porque a medicina já reconhece que ambas estão relacionadas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. Pensando nisso, psicólogos do IFRN, seguindo uma tendência nacional, decidiram se engajar para difundir a campanha Janeiro Branco.
A campanha Janeiro Branco surgiu em 2014, na cidade de Uberlândia-MG, com o propósito de desmistificar o preconceito contra a saúde mental, instigando a reflexão sobre relacionamentos, emoções e bem-estar, por meio de ações que possibilitem às pessoas a adquirir e manter um estilo de vida saudável. A campanha se concentra em 5 objetivos. São eles:
1 – Fazer
do mês de janeiro o marco temporal estratégico para que
todas as pessoas do mundo reflitam, debatam e planejem ações em prol da Saúde
Mental e da Felicidade em suas vidas ao longo de todo o ano;
2 –
Chamar a atenção de todo mundo para o tema da Saúde Mental nas vidas das
pessoas;
3 –
Aproveitar o início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a
respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para
serem verdadeiramente felizes;
4 –
Chamar a atenção das pessoas para pensarem a respeito do que precisam mudar em
suas vidas para serem, realmente, felizes;
5 –
Mostrar às pessoas que sempre é possível fechar e abrir de novos ciclos em
busca da Felicidade em suas vidas.